PUC-Campinas é contemplada com 141 bolsas para estudantes de licenciatura

Programa prevê auxílio financeiro por 18 meses para projetos em escolas públicas

A PUC-Campinas conseguiu a aprovação de 141 bolsas voltadas para estudantes de Licenciatura desenvolverem projetos em escolas públicas municipais e estaduais. Os editais para as bolsas do Programa Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram abertos pelo governo federal por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Os estudantes interessados em concorrer à bolsa de R$ 400 mensais pelo período de 18 meses podem se inscrever nas secretarias de seus cursos. Os editais e as fichas de preenchimento estão disponíveis clicando aqui para o PIBID e clicando aqui para candidatos ao PRP.

As inscrições estão abertas até dia 28 de outubro. As entrevistas serão realizadas de 31 de outubro a 9 de novembro e os resultados serão divulgados dia 10.

O número de bolsas conquistadas pela PUC-Campinas foi recorde e contemplou seus 10 cursos de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Para o PIBID são 96 bolsas e podem concorrer estudantes que tenham cumprido ao menos 60% da carga horária de seus cursos. Para o PRP, que pela primeira vez contemplou estudantes da Universidade, são 45 bolsas e é exigido no mínimo 50%.

Depois de se inscreverem e passarem por uma avaliação, os escolhidos iniciarão os trabalhos de preparação dos projetos ainda no mês de novembro para aplicação em salas de aula a partir do próximo ano.

Os estudantes não precisam apresentar o projeto, pois eles já estão definidos para a implantação. Quem for escolhido no PIBID deve se dedicar ao projeto 30 horas por mês, contando reuniões de planejamento e atividades em salas de aula. Para o PRP são 23 horas por mês.

“A conquista dessas bolsas foi de grande importância para a Universidade, para o fortalecimento e incentivo à licenciatura, resultado do empenho da Pró-Reitora Cyntia Andretta para estimular a busca por esses cursos”, disse a Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira, responsável pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação.

Vocação histórica

A história da PUC-Campinas está fortemente ligada à licenciatura pois, em 1941, quando foi fundada, a grande demanda no Interior de São Paulo era formar professores que pudessem lecionar disciplinas em áreas específicas para uma população que crescia rapidamente, se urbanizava e demandava uma maior escolaridade.

Nesse contexto, foi criada inicialmente a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, unidade embrionária da Universidade, pelo Bispo Dom Francisco de Campos Barreto, da então Diocese de Campinas. A Faculdade foi instalada na antiga residência urbana do Barão de Itapura,  oferecendo um total de oito Cursos: Filosofia, Ciências Sociais, Matemática, Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Anglo-Germânicas, Letras Neolatinas e Pedagogia.

Atualmente a Universidade continua mantendo 10 cursos para formação de professores, com currículos atualizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e organizados por competências, contemplando o trabalho colaborativo e a utilização de metodologias ativas que lidam com situações problemas reais da escola, promovendo a reflexão sobre a prática e com a presença de projetos integradores, que reforçam a relação teoria e prática, possibilitando o trabalho colaborativo.

Marcelo Andriotti
21 de outubro de 2022