PUC-Campinas e CBYK anunciam vencedores de torneio de Simulação de Negócios

Estudantes receberam prêmio em dinheiro pelas primeiras colocações no simulado

O Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas em parceria com a empresa de softwares CBYK divulgaram ontem os premiados no Torneio CEA-CBYK de Simulação de Negócios. A entrega das premiações em dinheiro aconteceu no prédio do Mescla, com a presença também dos representantes da empresa.

O grupo vencedor foi o “100 Dinheiro”, com estudantes do curso de Ciências Econômicas, formado por Guilherme Carvalho Custódio, Alysson Tomassone de Souza,  Luiz Roberto Dallari Neto e Jefferson de Souza Filho. Eles receberam um prêmio de R$ 3 mil.

Já a equipe que ficou em 2º lugar foi a “Super11”, formada por Vinícius Paris Pirondi de Paula, Luis Otávio Russo Peris, Erick Felippe Campo Dall’Orto de Souza e Gabriel Mitne Silva, do curso de Administração. Eles receberam o prêmio de R$ 2 mil. A 3ª colocada foi a equipe “Penny Stock”, do curso de Ciências Econômicas, com João Pedro Toledo Tricoli de Lucas, Thiago Teixeira Nascimento, Felipe Melo Araújo, Marcos Lacombe, que levou para casa um valor de R$ 1 mil. Os times classificados representarão a Universidade no torneio latino-americano e também no mundial do ano que vem.

Participaram da organização e também como mentores dos times o Prof. Dr. Carlos Marshal, o Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, o Diretor da Faculdades de Ciências Econômicas, Prof. Dr. Adauto Roberto Ribeiro, o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, o Prof. Me. Eduardo Frare, diretor-adjunto do CEA, e a Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, diretora do CEA.

“O evento foi muito positivo. Conseguimos envolver, mesmo num período complicado de Copa do Mundo, provas, trabalhos de curso, mais de 100 alunos no evento e um conjunto de seis docentes participando como mentores das equipes. Isso já tem um valor inestimável. Nós somamos mais de 568 horas de trabalho no simulador em 11 dias de competições. Isso significa gerar 24 dias de trabalho direto. Foi um processo de integração entre os diversos cursos do CEA, o que foi muito positivo. Todos nossos objetivos foram superados”, explica o Prof. Roberto Brito de Carvalho.

O simulado

Ao todo, 24 equipes dos cursos do CEA se inscreveram para o torneio. Ao todo, 96 alunos foram divididos em grupos com quatro integrantes. A missão dada a eles foi gerir uma empresa farmacêutica: vender produtos, desenvolver ações para aumentar o lucro da empresa, pensar em estratégias para ter um maior retorno para a empresa, tudo isso em um software de simulação, no ambiente virtual.

“Para o estudante é uma oportunidade para enriquecer demais o aprendizado. Ele consegue trabalhar os conceitos que ele está aprendendo nos cursos do CEA e consegue colocar isso na prática em um ambiente de simulação. Em termos de ferramenta pedagógica, é excelente”, explica a Diretora do Centro de Economia e Administração (CEA), Prof. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos.

Carlos Giacomeli
2 de dezembro de 2022