O curso terá como um dos professores o cenógrafo da TV Cultura Alexandre Suárez de Oliveira. É dirigido a arquitetos, artistas plásticos, vitrinistas, fotógrafos, museólogos e, principalmente, a profissionais que trabalham com cenografia em teatro, televisão, publicidade e eventos.

Com um grande número de emissoras de TV, companhias de teatro, produções culturais e agências de propaganda na região de Campinas, o mercado regional de cenografia, ainda carente de profissionais especializados, é uma boa oportunidade de trabalho. Atenta a esta realidade, a PUC-Campinas realiza, no final de agosto, um curso de extensão sobre Cenografia, com teorias e técnicas sobre o espaço cenográfico de espetáculos e eventos correlatos.

Nas aulas serão tratados temas como a história da cenografia, teorias do espetáculo, recursos e técnicas de construção de ambientes cenográficos, eventos, vitrines, museus, parques temáticos, desfiles de modas, instalações comerciais, entre outras.

O curso será ministrado pelos professores Sidney Tamai, professor de Arquitetura Industrial e de Espaços Digitais da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, e Alexandre Suárez de Oliveira, cenógrafo da TV Cultura, responsável, entre outras produções, pela cenografia do programa Castelo Rá-Tim-Bum.

Podem se inscrever alunos de graduação e de pós-graduação, alunos de cursos livres de teatro, além de arquitetos, artistas plásticos, vitrinistas, fotógrafos, museólogos. “A região de Campinas tem uma série de grupos de teatro e escolas de arte, sem falar em grupos amadores, que necessitam de cenários para suas produções. Queremos passar técnicas que permitam a montagem cenográfica com materiais de baixo custo, mas com grande impacto visual”, argumenta Tamai.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de fevereiro pelo site www.puc-campinas.edu.br, no link extensão. As aulas ocorrerão de 4 de março a 24 de junho, aos sábados, das 13h30 às 17h, no Campus I.

Serviço
Outros 19 cursos de extensão da PUC-Campinas estão com inscrições abertas. Mais informações sobre cada um deles podem ser obtidas no endereço www.puc-campinas.edu.br/extensão ou com a Coordenadoria de Cursos de Extensão, pelo telefone (19) 3756-7663 e pelo e-mail: cce@puc-campinas.edu.br.

15 de fevereiro de 2006