Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas comemora 82 anos unindo tradição e modernização

Universidade é uma das sete pontifícias do Brasil e a única fora de capitais

A PUC-Campinas, uma das sete universidades pontifícias do Brasil e a única fora de capitais de estado, comemora 82 anos de atividades na quarta-feira (7 de junho) unindo tradição e modernização de suas atividades acadêmicas. Nos dias 6 e 7 estão programadas uma celebração e apresentações musicais dentro dos festejos oficiais (veja programação abaixo).

A Universidade chega aos seus mais de oito décadas de ensino buscando expandir suas áreas de atuação, com novos cursos, investimentos em pesquisa e inovação, empreendedorismo e internacionalização. Essas mudanças em busca de modernização, aliadas à sua tradição no ensino, estão resultando em diversos reconhecimentos em rankings nacionais e internacionais.

Campus II

“Nesses 82 anos de ensino, a PUC-Campinas não só mantém como busca aprimorar constantemente sua missão de produzir, enriquecer e compartilhar o conhecimento, formando profissionais de excelência que contribuam para a construção de uma sociedade justa e fraterna. E nos últimos anos está antecipando mudanças e dando respostas às novas demandas da sociedade, que vive uma época de transição em um ritmo acelerado de transformações”, diz o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Como parte dos projetos de modernização da Universidade, desde o final de 2022 a Instituição está implantando alterações em seus modelos administrativos visando dar maior agilidade e melhorando sua performance acadêmica e o atendimento à comunidade.

As modificações, aprovadas pelo Conselho Universitário (Consun) em agosto de 2022, têm previsão de implementação progressiva até 2025. As primeiras ocorreram nas pró-reitorias, que passaram por renovações em parte de suas funções e

Pinturas do Campus I

Pinturas do Campus I

nas suas nomenclaturas, além da criação da nova Pró-Reitoria de Inovação. Junto a ela estão a Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; Pró-Reitoria de Educação Continuada; e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados.

Os centros passaram a ser denominados escolas. Agora a Universidade está dividida por áreas de conhecimento em Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais; Escola de Ciências da Vida; Escola de Economia e Negócios; Escola de Linguagem e Comunicação; e Escola Politécnica. Também foi criada a Escola de Arquitetura, Artes e Design.

Internacionalização

Dentro das atividades desenvolvidas para ampliar a Internacionalização da Universidade, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior representou a Instituição, no mês de maio, em uma viagem à Espanha e Portugal que começou em um encontro internacional com 700 reitores de universidades de todo o mundo em Valência, promovido pelo banco Santander.

Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e o reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá

A viagem seguiu com uma visita ao Distrito de Inovação e Tecnologia 22@ Barcelona (que mudou a economia de Barcelona por meio da transformação de uma antiga região industrial degradada em uma área de inovação, tecnologia e economia criativa) junto com uma comitiva do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que foi à Espanha em busca de referências para a implantação do centro de inovação tecnológica em Barão Geraldo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), e para a revitalização do Pátio Ferroviário no centro da cidade, projeto desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da PUC-Campinas.

Em Barcelona, o grupo também foi recebido dia 15 de maio pelo reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá. Os representantes das universidades tiveram oportunidade de estreitar relações. O Reitor apresentou no encontro as iniciativas sobre o setor de tecnologia e a proposta do HIDS.

Depois das visitas feitas às instituições espanholas, o Reitor e a gerente do Mescla foram a Portugal para encontros com autoridades locais. Vários estudantes, professores e pesquisadores da PUC-Campinas participam de intercâmbios em universidades portuguesas, que são promovidos pelo Departamento de Relações Externas (DRE).

O DRE funciona na Instituição para oferecer esses serviços aos estudantes de graduação e pós-graduação, intensificando os projetos de internacionalização da PUC-Campinas, um dos eixos estratégicos da Instituição.

O departamento mantém na Universidade uma sede de um escritório do EducationUSA, uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA. Outro serviço é o Programa de Leitorado de Espanhol, que oferece aulas gratuitas de espanhol, ministradas por uma professora nativa da Espanha, aos alunos interessados no Curso de Extensão.

O DRE também atua com benefícios relacionados ao conhecimento de línguas estrangeiras através do oferecimento de exames de proficiência de língua inglesa, para comprovação do nível de conhecimento de inglês, tanto para um eventual programa de intercâmbio como para admissão em um curso de pós-graduação.

Já o Collaborative Online International Learning (COIL) permite que os alunos tenham a experiência internacional on-line de participar de um projeto de 4 a 8 semanas dentro de um componente curricular do curso, em conjunto com alunos de uma universidade estrangeira.

Korea Corner oferece cursos, oficinas e palestras

Além de universidades e centros de pesquisa, há parcerias realizadas diretamente com governos estrangeiros. Uma das mais ativas é com o Escritório da Província de Québec, no Canadá, que oferece oportunidades profissionais para egressos que desejam construir uma carreira internacional em um dos países com melhor índice de qualidade de vida do mundo.

Outro projeto importante é desenvolvido com a Coreia do Sul, que instalou em um espaço cedido pela PUC-Campinas no Campus I o Korea Corner, onde são ministradas aulas de coreano e realizados cursos, oficinas e apresentações culturais.

Rankings

Placas de energia solar foram instalados em prédios da Universidade

A PUC-Campinas é a primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha).

O World University Ranking 2023, feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), colocou a Universidade entre as melhores do mundo e a única instituição privada brasileira fora das capitais entre as sete particulares que entraram na lista.

No UI GreenMetric World University Ranking, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Cursos

Com cerca de 60 cursos de graduação de qualidade nas áreas de exatas, humanas e biológicas, distribuídos em seis escolas dez mestrados e três doutorados, além de uma série de cursos de especialização, extensão e grupos de pesquisa, a Universidade desenvolve nos dias atuais pesquisas nas mais diversas áreas.

A Universidade oferece dezenas de cursos de pós-graduação para os profissionais que buscam se aprimorar nas suas carreiras e ampliar as oportunidades de trabalho ou valorização profissional.

Aos que buscam acompanhar as novas tendências e competências, a Universidade oferece cursos de Especialização e Atualização, que podem ser feitos de forma presencial, on-line ou híbrido. Há inscrições abertas para 46 cursos nas mais diversas áreas de atuação, sendo 20 presenciais e 26 deles pela modalidade de Educação Digital (EaD).

História

Prédio da PUC Central

A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido como Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.

 

Comemoração de aniversário contará com celebração e apresentações musicais

Estão programadas na comemoração de aniversário da PUC-Campinas uma celebração eucarística e apresentações musicais nos campi da Universidade nos dias 6 e 7 de junho. Entres os grupos estão o Grupo de Música de Câmara da Universidade e a Jazz Sinfônica de Valinhos. A Celebração Eucarística de Aniversário será às 10h no Auditório do Campus I.

Confira

6 de junho

12h30 – Apresentação do Núcleo Artístico de Canto Coral no Palco do Prédio Administrativo da Escola de Ciências da Vida – Campus II

19h30 – Concerto da Jazz Sinfônica de Valinhos no Auditório do Campus I

7 de junho

10h – Celebração Eucarística no Auditório do Campus I

12h – Apresentação do acadêmico Marco Argento (Curso de Psicologia) no Palco do Prédio Administrativo da Escola de Ciências da Vida – Campus II

18h40 – Apresentação do Grupo de Música de Câmara na Praça de Alimentação – Campus I



Marcelo Andriotti
5 de junho de 2023