PUC-Campinas assina convênio com a Prefeitura de Valinhos

Estudantes e professores da Medicina realizarão atividades em unidades de saúde

A PUC-Campinas e a Prefeitura de Valinhos assinaram na manhã de 26 de julho um convênio para a realização de atividades curriculares dos estudantes de Medicina em unidades de saúde do município. A parceria permitirá que estudantes do 4º ao 6º ano da Medicina, sempre sob a coordenação e supervisão de professores da Universidade, prestem serviços à população local, principalmente nas áreas de pediatria e ginecologia.

A assinatura ocorreu no prédio da Reitoria, no Campus I, pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e pela Prefeita Capitã Lucimara Godoy. Também estiveram presentes o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, a Pró-Reitora de Graduação, Prof. Dra. Cyntia Andretta, o Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Joaquim Simoes Neto, e o Secretário de Saúde de Valinhos, João Gabriel Vieira. O Prof. Dr. Douglas Bernal, Coordenador de Integração Acadêmica, e a Profa. Dra. Alessandra Quintino, Integradora Acadêmica, que estarão coordenando as atividades, participaram do evento junto com estudantes da Medicina.

Deverão desenvolver atividades nas unidades básicas de saúde e de pronto atendimento uma média de 180 estudantes em esquema de rodízio, cada turma atuando em períodos que durarão entre seis e oito semanas. As atividades já começam dia 7 de agosto, com o início do segundo semestre letivo. “Um diferencial importante é que os estudantes estarão sempre sob a supervisão de professores da Faculdade, atendendo especialmente as demandas das áreas de pediatria e ginecologia. Esperamos que essa parceria se torne permanente”, disse o Diretor Joaquim.

O Reitor destacou na reunião a importância do convênio para os estudantes da Universidade e para a comunidade em geral. E convidou a Prefeita de Valinhos a conhecer os campi da Universidade, outros convênios realizados por faculdades da área de Educação com outros municípios e para comparecer à inauguração de um novo centro que será aberto no segundo semestre no Campus I voltado ao treinamento e ensino do uso de novas tecnologias pedagógicas. “Queremos capacitar nesse centro professores da rede básica de municípios de toda a região para o melhor uso das novas tecnologias voltadas ao ensino”, disse o Reitor.

A Prefeita Capitã Lucimara também destacou a importância do convênio para os moradores de Valinhos e abriu a possibilidade para parcerias em outras áreas. “Estamos trabalhando nesse projeto com o prof. Joaquim desde 2021, para garantir a atuação desses estudantes de Medicina da PUC nos diversos espaços que temos no município, trazendo ao mesmo tempo ganhos para a população e também levando motivação aos profissionais que trabalham nas unidades de saúde. E quando se pensa em administração municipal, temos a possibilidade de parcerias e estágios em diversas outras áreas, como esportes, cultura, engenharia, psicologia, assistência social, direito etc”, disse a Prefeita.

“A importância do convênio é fundamental para um curso de Medicina por vários motivos. Um deles é a inserção do estudante no mundo real, aos problemas reais, e em outra parte por fazer parte do projeto pedagógico, segundo as diretrizes do MEC. Além disso, o município ganha muito com isso, a população recebe um benefício claro”, disse o Decano Prof. Dr. Gonzaga.

“Esse atendimento à comunidade, atendendo a problemas reais, fará dos nossos universitários futuros profissionais muito melhores. E buscamos isso em todos os cursos, além da Medicina, para que os estudantes vivenciem durante seu período de formação a realidade da profissão”, disse a Pró-Reitora Cyntia.

Marcelo Andriotti
26 de julho de 2023