PUC-Campinas adere à Chamada de Roma por Ética em Inteligência Artificial

Documento foi apresentado em evento de reitores, que foram recebidos pelo Papa Francisco

A PUC-Campinas aderiu à Chamada de Roma por Ética em Inteligência Artificial, proposta voltada para diversas organizações de todo o mundo, dentre elas as Instituições de Ensino Superior e Empresas. O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior assinou o documento, recebido por ele e por diversos reitores durante um evento em Roma (foto), em setembro, que tratou do compromisso pela Ética em Inteligência Artificial ou Uso Ético da Inteligência Artificial. O encontro dos reitores culminou com uma audiência com o Papa Francisco no Vaticano.

Além de aderir ao compromisso, a Universidade informou, por meio de um formulário, a posição da Instituição e de seus integrantes em relação ao tema, além de informar, de forma resumida, o que já vem sendo implantado pela comunidade acadêmica.

A Universidade já tem trabalhado com o tema “Inteligência Artificial” em seu ensino, sua pesquisa, suas atividades de extensão, de empreendedorismo e de inovação. As atividades envolvem tanto os alunos, funcionários e gestores quanto os seus parceiros e a sociedade. Entre as atividades recentes envolvendo o assunto da Ética na Inteligência Artificial, foram realizadas: palestras e debates sobre Inteligência Artificial generativa; o oferecimento de um Programa de Capacitação com Residência Tecnológica, em parceria com o CPQD e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; o desenvolvimento de projetos empreendedores em parceria com empresas, instituições nacionais e internacionais para intercâmbio, ensino, palestras, debates e eventos em conjunto sobre o tema; e o oferecimento do evento RTE2023, em parceria com a comunidade técnica TLC-BR da IBM, oferecendo palestras e sessões práticas em tecnologias emergentes.

Em parceria com a PUC-SP, a PUC-Campinas também está organizando o Congresso de Inteligência Artificial. Além disso, desenvolve projetos e ensino de Inteligência Artificial nos cursos de graduação e pós-graduação.

Integrantes da Universidade estão participando de conselhos municipais e conselhos de empresas, propondo e organizando ações conjuntas e diversos eventos como palestras, debates, workshops, entre outros.

“Considerando a constante evolução da sociedade, com mudanças que ocorrem e influenciam os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, e o que temos vivenciado na 4ª Revolução Industrial, em que a IA é um dos pilares tecnológicos dessa revolução, nós entendemos que a Chamada de Roma para Ética em IA corrobora os valores da Universidade em seu papel de contribuir para a produção, enriquecimento e compartilhamento de conhecimento, de uma maneira ética, competente e inovadora”, informou a Universidade no documento em que justifica a adesão.

No relatório, a Instituição informou que os princípios da Chamada de Roma para a Ética em IA podem ser a base e o guia para as ações da PUC-Campinas, relacionadas ao tópico, com a comunidade interna, seus parceiros e a sociedade, em sua missão educacional e construindo um mundo melhor, tornando possível acelerar o desenvolvimento da ética em IA.

Para fomentar a proposta, a Universidade irá disseminar os princípios da Chamada de Roma para Ética em IA para a comunidade acadêmica e parceiros em ações de fevereiro a maio de 2024, incluindo discussões sobre o assunto nos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade.

Com a adesão, a PUC-Campinas acredita que a iniciativa aproximará as instituições participantes, facilitando a formação de uma rede de conexões que compartilha do mesmo propósito.

Marcelo Andriotti
1 de novembro de 2023