PUC-Campinas abre IoT Academy, laboratório de desenvolvimento de Internet das Coisas

A PUC-Campinas abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a IoT Academy, um laboratório voltado para o desenvolvimento de projetos de Internet das Coisas. O evento foi no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, no Campus I, com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel; do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, André Von Zuben; e do representante da Fibo, empresa parceira da Universidade no laboratório, Alexandre Bueno. Também esteve na solenidade, ministrando uma palestra, Guilherme de Paula Corrêa, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

IoT Academy tem sede no Campus I e é um ponto de convergência de organizações que desenvolvem tecnologias de Internet das Coisas, empresas que buscam soluções tecnológicas para melhorar seus produtos ou serviços, universitários de diversas áreas e pesquisadores da Universidade. Os investimentos em equipamentos e financiamentos de pesquisa vêm da própria Universidade e das empresas parceiras.

“Na PUC-Campinas, tradição e modernidade andam juntas, são complementares. E a IoT Academy é um exemplo disso, ampliando nossos investimentos em inovação e sustentabilidade”, disse o Reitor Germano.

O Reitor da Unicamp, que prestigiou a cerimônia, também destacou na abertura a aproximação entre as universidades em busca de soluções para a cidade. “Está ocorrendo uma aproximação intensa entre Unicamp, PUC-Campinas e Prefeitura de Campinas, inclusive no desenvolvimento de um bairro inteligente que servirá de referência a todo o país”, disse Knobel.

O Secretário André von Zuben elogiou a iniciativa da PUC-Campinas e a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e poder público em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da população.

A Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas, disse que o espaço marca um novo passo para a Universidade. “É um modelo novo de relacionamento com a iniciativa privada. Empresas que criam tecnologias IoT e as que têm demandas conviverão no mesmo espaço. A Universidade, por meio do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica – fará a ponte desses projetos com os estudantes e pesquisadores”, disse.

Alexandre Bueno, da Fibo, lembrou que o trabalho para a criação do laboratório começou há mais de um ano, com a participação de empresas parceiras e de pesquisadores e estudantes da Universidade. “Há uma série de empresas que já estão vindo aqui em busca de soluções para seus problemas. E fiquei impressionado com a qualidade dos estudantes da Universidade e com a quantidade de projetos de IoT que a PUC já tinha desenvolvido com esses alunos”, disse.

O objetivo agora é apresentar soluções para problemas em diversas áreas, não só do setor produtivo, mas também na saúde, mobilidade urbana e segurança. A IoT Academy está aberta a empresas que queiram participar das pesquisas, apresentar demandas ou financiar projetos. Diversos representantes de organizações privadas que já estão participando do laboratório estiveram no lançamento.

Na palestra de abertura, o representante do Ministério da Ciência apresentou detalhes do Plano Nacional de Internet das Coisas, mostrando a importância das universidades na geração de conhecimento nessa área que pode render bilhões de reais ao País. “Iniciativas como essa da PUC-Campinas são excelentes e, por isso, estou aqui para conhecer o projeto e incentivar outras instituições, mostrando a importância de investir em desenvolvimento de tecnologias nessas áreas”, disse.

O plano do governo federal é incentivar o desenvolvimento de Internet das Coisas, em especial para a agricultura, saúde, mobilidade urbana e segurança. O desenvolvimento de sensores, softwares e modelos de aplicação das novas tecnologias pode revolucionar a produção de empresas; no campo, derrubar custos e acelerar a produção; além de reduzir congestionamentos nas grandes cidades, otimizar logística, evitar acidentes e salvar vidas com melhorias na área de saúde.

Veja abaixo como foi a inauguração:

Marcelo Andriotti
6 de maio de 2019