Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

PUC-Campinas abre IoT Academy, laboratório de desenvolvimento de Internet das Coisas

A PUC-Campinas abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a IoT Academy, um laboratório voltado para o desenvolvimento de projetos de Internet das Coisas. O evento foi no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, no Campus I, com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel; do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, André Von Zuben; e do representante da Fibo, empresa parceira da Universidade no laboratório, Alexandre Bueno. Também esteve na solenidade, ministrando uma palestra, Guilherme de Paula Corrêa, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

IoT Academy tem sede no Campus I e é um ponto de convergência de organizações que desenvolvem tecnologias de Internet das Coisas, empresas que buscam soluções tecnológicas para melhorar seus produtos ou serviços, universitários de diversas áreas e pesquisadores da Universidade. Os investimentos em equipamentos e financiamentos de pesquisa vêm da própria Universidade e das empresas parceiras.

“Na PUC-Campinas, tradição e modernidade andam juntas, são complementares. E a IoT Academy é um exemplo disso, ampliando nossos investimentos em inovação e sustentabilidade”, disse o Reitor Germano.

O Reitor da Unicamp, que prestigiou a cerimônia, também destacou na abertura a aproximação entre as universidades em busca de soluções para a cidade. “Está ocorrendo uma aproximação intensa entre Unicamp, PUC-Campinas e Prefeitura de Campinas, inclusive no desenvolvimento de um bairro inteligente que servirá de referência a todo o país”, disse Knobel.

O Secretário André von Zuben elogiou a iniciativa da PUC-Campinas e a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e poder público em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da população.

A Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas, disse que o espaço marca um novo passo para a Universidade. “É um modelo novo de relacionamento com a iniciativa privada. Empresas que criam tecnologias IoT e as que têm demandas conviverão no mesmo espaço. A Universidade, por meio do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica – fará a ponte desses projetos com os estudantes e pesquisadores”, disse.

Alexandre Bueno, da Fibo, lembrou que o trabalho para a criação do laboratório começou há mais de um ano, com a participação de empresas parceiras e de pesquisadores e estudantes da Universidade. “Há uma série de empresas que já estão vindo aqui em busca de soluções para seus problemas. E fiquei impressionado com a qualidade dos estudantes da Universidade e com a quantidade de projetos de IoT que a PUC já tinha desenvolvido com esses alunos”, disse.

O objetivo agora é apresentar soluções para problemas em diversas áreas, não só do setor produtivo, mas também na saúde, mobilidade urbana e segurança. A IoT Academy está aberta a empresas que queiram participar das pesquisas, apresentar demandas ou financiar projetos. Diversos representantes de organizações privadas que já estão participando do laboratório estiveram no lançamento.

Na palestra de abertura, o representante do Ministério da Ciência apresentou detalhes do Plano Nacional de Internet das Coisas, mostrando a importância das universidades na geração de conhecimento nessa área que pode render bilhões de reais ao País. “Iniciativas como essa da PUC-Campinas são excelentes e, por isso, estou aqui para conhecer o projeto e incentivar outras instituições, mostrando a importância de investir em desenvolvimento de tecnologias nessas áreas”, disse.

O plano do governo federal é incentivar o desenvolvimento de Internet das Coisas, em especial para a agricultura, saúde, mobilidade urbana e segurança. O desenvolvimento de sensores, softwares e modelos de aplicação das novas tecnologias pode revolucionar a produção de empresas; no campo, derrubar custos e acelerar a produção; além de reduzir congestionamentos nas grandes cidades, otimizar logística, evitar acidentes e salvar vidas com melhorias na área de saúde.

Veja abaixo como foi a inauguração:




Pesquisar



Próximos eventos


maio
25
sáb
dia inteiro XLV Puccíada 2019
XLV Puccíada 2019
maio 25 – jun 4 dia inteiro
XLV Puccíada 2019
O evento esportivo no Complexo Esportivo da Faefi começa dia 25, com o Futebol Society Feminino, que terá a grande final no dia 29. No[...]
maio
27
seg
dia inteiro Momento Mariano
Momento Mariano
maio 27 dia inteiro
Momento Mariano @ Campus I e II
O Departamento de Pastoral Universitária oferece à comunidade universitária um breve encontro de reflexão e oração sobre Nossa Senhora, a ser realizado todas as segundas-feiras. Na[...]
maio
28
ter
dia inteiro III Redes Digitais e Culturas At...
III Redes Digitais e Culturas At...
maio 28 – maio 30 dia inteiro
III Redes Digitais e Culturas Ativistas @ Campus I
Redes Digitais e Culturas Ativistas é um evento elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Sua primeira edição foi realizada[...]

Estude na PUC-Campinas

Inscrições para o Vestibular de Inverno da PUC-Campinas estão abertas até 9 de junho

Universidade divulga calendário do Processo Seletivo – Vestibular 2020

Universidade divulga o Resultado do Novo Vestibular 2019

PUC-Campinas divulga o Resultado da 4ª Chamada Vestibular Social 2019

Veja a lista de aprovados nos Cursos de Especialização

Veja também

Revista de Nutrição, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, publica novo volume

Dom João Inácio Müller, novo Arcebispo de Campinas, visita a cidade pela primeira vez

1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo expõe trinta projetos de alunos da Universidade

Faculdade de Turismo promove ‘1º Festival Mundo na Praça’ para celebrar os 45 anos de história

Universidade sedia IV Fórum Temático de Redes Organizacionais