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PUC-Campinas abre inscrições para concurso internacional de projetos inovadores sobre segurança alimentar e nutricional

Mission Life International 2023 permitirá que estudantes inscrevam projetos relacionados ao tema para concorrer com outras universidades do Brasil e do exterior

A PUC-Campinas, por meio do Departamento de Relações Exteriores (DRE), com apoio da Pró-Reitoria de Inovação e da Pró-Reitoria de Graduação, abriu inscrições para o Mission Life International 2023” – concurso aberto para a comunidade acadêmica da Universidade que vai avaliar projetos inovadores sobre segurança alimentar e nutricional. A primeira fase será realizada na Universidade e a fase final em Curitiba, no Paraná.

O concurso é promovido pela Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com a participação da PUC-Campinas, da Pontifícia Universidad Javeriana (PUJ), da Colômbia, e da University of the Incarnate Word (UIW), dos Estados Unidos.

A proposta é que o estudante se reúna em grupos de duas a quatro pessoas, não necessariamente do mesmo curso, para apresentar um projeto que contemple o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. A meta é que esse projeto inovador seja focado na resolução de um problema identificado pelo grupo, para o qual serão aplicadas as competências desenvolvidas ao longo do curso.

O concurso será conduzido por uma banca julgadora a ser designada pela PUC-Campinas. Serão analisados vários critérios para classificação dos projetos apresentados, entre eles habilidade e clareza na apresentação da proposta, pertinência ao tema, potencial de inovação e viabilidade.

As 3 melhores equipes receberão um prêmio em dinheiro, sendo classificados da seguinte forma: 1º lugar: R$1.000,00; 2º lugar: R$500,00; e 3º lugar: R$500,00. A equipe selecionada em 1º lugar participará da Etapa Final na PUC do Paraná de forma presencial, com os gastos da viagem custeados pela PUC-Campinas.

AGENDA

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, através de um formulário que pode ser acessado neste link.

No dia 13 de junho, haverá a escolha e a seleção local das melhores ideias. Depois, o grupo escolhido irá concorrer com projetos das outras universidades na disputa, com cerimônia de premiação já agendada para 13 de novembro, em Curitiba, na PUC do Paraná.

Para conferir o regulamento completo do concurso, clique aqui.

Para conferir o edital, clique aqui.

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

 

Dúvidas? Veja mais informações nas perguntas frequentes:

1. O que é o MISSION LIFE?
O Mission Life é um concurso cultural idealizado e organizado pelo PUC Paraná (PUCPR),
que se iniciou na Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, mas abrange todas as
áreas do conhecimento para a participação e o incentivo da atividade prática do aprendizado
em sala de aula. Envolve alunos de diferentes áreas de graduação para a elaboração de um
projeto, baseado em um tema escolhido anualmente. Iniciado em 2012, o Mission Life evoluiu,
tornando-se uma competição internacional, que hoje conta com a participação da University
of the Incarnate Word (UIW), do Texas, e a Pontificia Universidad Javeriana (PUJ), da
Colômbia.

Nesta edição de 2023, a PUC-Campinas participa pela primeira vez, em parceria com essas
renomadas universidades.

2. Qual é o tema do concurso?
Neste ano, o tema é Segurança Alimentar e Nutricional, proposto pelo Decano da Escola
de Ciências da Vida da PUC-Campinas, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo.

3. Como funciona o Projeto?
O projeto desenvolvido deve contemplar o tema proposto para o concurso, qual seja
“Segurança Alimentar e Nutricional”, e ter uma proposta inovadora, focada na resolução de
um problema identificado pelo grupo, para o qual serão aplicadas as competências
desenvolvidas ao longo do curso.

O concurso é dividido em duas fases: a primeira, denominada “Etapa Local”, se dará na
PUC-Campinas, onde será escolhida a equipe que representará a universidade na segunda
fase, denominada “Etapa Final”, a ser realizada na PUCPR, no Campus de Curitiba (nesta
etapa a equipe da PUC-Campinas concorrerá junto às equipes selecionadas pelas demais
instituições participantes).

Primeiramente, é necessário que a equipe faça a inscrição por meio do formulário disponível
em https://forms.office.com/r/1pGnwniFCd. Somente serão aceitas as inscrições das equipes
que apresentarem todas as informações solicitadas com submissão do projeto. O projeto
deve, além de contemplar o tema proposto, cumprir as seguintes premissas:
a. Inclusão Social: universalidade da ação;
b. Inovação: ineditismo do projeto;
c. Viabilidade: possibilidade financeira, estrutural, operacional do projeto;
d. Sustentabilidade: equilíbrio com relação aos recursos do meio ambiente;
e. Validade Técnica: viabilidade em relação à realidade e seguimento de normas vigentes;
f. Aspectos da multidisciplinaridade: abrangência multidisciplinar do projeto;
g. Relevância: relação custo-benefício;
h. Engajamento Cívico e Humanização: benefícios sociais e respeito às individualidades.

Na Etapa Local, cada equipe terá 10 minutos para exposição oral e formal do projeto,
cabendo à equipe a livre escolha de sua estratégia de comunicação com o público (banner
e/ou apresentação em PPT). As 3 melhores equipes receberão prêmios, como informado no
item 9. A equipe selecionada em 1º lugar participará da Etapa Final na PUCPR,
presencialmente, com as despesas de viagem custeadas pela PUC-Campinas.

A Etapa Final será realizada no Campus da PUCPR em Curitiba e contará com a presença
das equipes selecionadas das demais participantes (PUCPR, PUJ e UIW). Cada equipe
finalista contará com dez minutos para apresentação formal, oral de seu projeto; a
apresentação do projeto será no formato de “pitch session” (apresentação breve e direta com
o objetivo de “vender” a ideia à banca), em inglês. Os projetos serão também submetidos à
avaliação por júri popular, sendo premiado aquele que receber a maior votação.

A divulgação do resultado do Concurso será no dia 13 de novembro de 2023, no saguão da
Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, com a participação do público geral,
incluindo os representantes das instituições participantes, e pelos meios oficiais de
comunicação da PUCPR.

4. Como posso participar?
Primeiramente, a equipe deve acessar o Edital DRE 011/23, disponível na página do
Departamento de Relações Externas (DRE), em https://www.puccampinas.edu.br/intercambio/#editais.
Cada equipe deve ser composta de, no mínimo, 2 alunos e, no máximo, 4 alunos. A inscrição
deve ser efetuada impreterivelmente até o dia 31 de maio, por meio do formulário
(https://forms.office.com/r/1pGnwniFCd), anexando o projeto elaborado pela equipe. Após
isso, o projeto será apresentado à comissão julgadora da PUC-Campinas na primeira etapa
do processo, no dia 13 de junho, no espaço Mescla da PUC-Campinas I. Para participar, a
equipe deve cumprir os seguintes requisitos:
a. Respeitar as datas e as informações de inscrições descritas no Edital;
b. Possuir regularidade na documentação;
c. Não estar com débitos financeiros com a universidade;
d. Os grupos devem conter entre 2 e 4 integrantes, conforme informado acima,
podendo ser do mesmo curso ou de cursos diferentes;
e. O projeto desenvolvido deve contemplar o tema proposto para o concurso, qual
seja “Segurança Alimentar e Nutricional”, e ter uma proposta inovadora, focada
na resolução de um problema identificado pelo grupo.

5. A equipe pode contar com um professor-mentor?
A equipe pode consultar um professor, mas este não será integrante.

6. A equipe pode ser mista ou todas devem ser do mesmo curso?
Com o intuito de valorizar a interdisciplinaridade, o ideal da proposta do projeto Mission Life
é que sejam reunidas mais de uma área do conhecimento, porém as equipes poderão ser de
um mesmo curso ou de cursos diferentes, inclusive com alunos de diferentes semestres ou
módulos.

7. Qual o prazo de inscrição?
As inscrições devem ser realizadas até o dia 31/05 (quarta-feira), às 16h30, através do link:
https://forms.office.com/r/1pGnwniFCd.

8. Há um modelo de projeto?
Na página do DRE (https://www.puc-campinas.edu.br/intercambio/#editais) há um template
de projeto no formato WORD, no qual também constam os critérios de avaliação.

9. Há certificação e/ou premiação?
Todas as equipes participantes receberão certificados, que poderão ser utilizados para com
validação de horas em Atividades Complementares. Na Etapa Local, as 3 melhores equipes
selecionadas pelo júri da PUC-Campinas receberão um prêmio em dinheiro, conforme segue:
1º lugar: R$1.000,00 (um mil reais).
2º lugar: R$500,00 (quinhentos reais).
3º lugar: R$500,00 (quinhentos reais).
A equipe selecionada em 1º lugar participará da Etapa Final na PUCPR, presencialmente, e
terá os gastos da viagem custeados pela PUC-Campinas.
Caso sua dúvida não tenha sido respondida nos tópicos acima, entre em contato com o
Departamento de Relações Externas pelo e-mail dre.atendimento@puc-campinas.edu.br ou
pelo telefone 3343-5844 para que possamos te auxiliar.



Carlos Giacomeli
12 de maio de 2023