PUC-Campinas abre inscrições de 10 a 14 de março para Práticas de Formação

Estudantes de graduação podem aprimorar formação com conhecimentos de áreas de interesse além do que é oferecido na grade curricular

A PUC-Campinas abre inscrições de 10 a 14 de março para seus cursos de Práticas de Formação. A atividade, que é oferecida pela Universidade há mais de 20 anos, permite que os estudantes de graduação aprimorem seus estudos e acessem conhecimentos de áreas de interesse além do que é oferecido na grade curricular de seus cursos. Isso permite uma ampliação da formação intelectual, enriquecimento da qualificação profissional e pessoal do estudante, além de propiciar o relacionamento com estudantes e professores de diferentes centros da Universidade.

Esse tipo de atividades extras, que é oferecida pela Universidade a todos os alunos da graduação, costuma ser um diferencial valorizado na seleção de estagiários e de novos funcionários. É um indicador de que há interesse em aprimorar e diversificar sua formação além das disciplinas obrigatórias.

Os estudantes podem concorrer às vagas oferecidas a partir do segundo semestre de estudos e devem cumprir ao menos três créditos durante seu período de formação. As inscrições podem ser feitas acessando a área logada e informações detalhadas estão disponíveis clicando aqui .

“Os estudantes podem optar por até seis práticas, mas serão aprovados para apenas uma por período. Caso não consigam vagas, ainda há a oportunidade de concorrer às vagas remanescentes que serão oferecidas entre 17 e 23 de março”, disse o Prof. Victor Kraide Corte Real, coordenador das Práticas de Formação.

As atividades têm de 17 a 34 horas, equivalentes a um ou dois créditos, e são realizadas no período vespertino ou aos sábados, fora dos horários normais de aula. “As atividades não fazem parte da grade curricular dos cursos, sendo oferecidos pelos professores de acordo com suas habilidades e áreas de estudos”, disse Victor.

Há cursos em todas as áreas, que podem tanto auxiliar no aprimoramento profissional, desenvolvimento de habilidades ou para melhorar a qualidade de vida do estudante. Há aulas de cinema vinculado a temas como direito, jornalismo, ditaduras ou educação, técnicas de elaboração de projetos acadêmicos, artigos científicos e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), corrida, meditação, empreendedorismo, noções de economia, ensino de português para surdos, marketing, comunicação etc.

Marcelo Andriotti
9 de março de 2022