Mescla
Mescla
Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

PUC-Campinas abre espaço voltado para empresas, empreendedores, universitários e pesquisadores

O Espaço Mescla terá um laboratório de fabricação digital aberto à população e uma área de coworking

O Espaço Mescla, constituído de um Coworking e de um Laboratório de Fabricação Digital, será inaugurado no Campus I da PUC-Campinas dia 4 de fevereiro, às 9h, como um local de integração de estudantes, pesquisadores e professores de diversas áreas e cursos da Universidade com empreendedores, empresas, outras instituições de ensino e pesquisa, investidores e comunidade em geral. O Mescla está localizado no Prédio H-11 do Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas.

Clique aqui para ver o site

O objetivo será incentivar o desenvolvimento de projetos e produtos inovadores de empreendedores, novas empresas e startups.

O local será um ecossistema de negócios, tecnologia e inovação dividido em duas áreas, uma para coworking e outra para um laboratório de fabricação digital que poderá ser utilizado pela comunidade externa.

“A PUC-Campinas é uma Universidade conectada às transformações e aos desafios do século 21. A instituição se empenha em responder rapidamente às constantes mudanças da sociedade, e o Espaço Mescla é uma dessas respostas”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O nome Mescla vem do propósito de misturar diferentes áreas de conhecimento, academia, comunidade e diferentes agentes de processos de inovação e empreendedorismo. O espaço estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h, com agendamento.

Estrutura

No Mescla Coworking, empreendedores poderão utilizar o espaço físico e sua estrutura, como telefones, internet, local para reuniões e videoconferências. Para isso, podem candidatar-se membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), profissionais liberais ou empresas, já em atividade, com CNPJ constituído.

Para candidatura, basta enviar uma manifestação de interesse para o e-mail mescla@puc-campinas.edu.br. Após o recebimento, será enviado um Formulário de Candidatura, que será avaliado pela Comissão de Análise do Ecossistema Mescla, que decidirá a possibilidade de admissão.

No espaço também serão realizados uma série de cursos para auxiliar os empreendedores, com empresas e mentores.

Os cursos serão em diversas áreas, como a de administração, contabilidade, marketing, abrangendo temas que auxiliem os envolvidos nas novas empresas em formação a terem sucesso em seus negócios.

Fabricação Digital

O Laboratório de Fabricação Digital, que funcionará no mesmo prédio, fornecerá equipamentos e programas necessários para a construção de protótipos. O local já conta com quatro impressoras 3D, fresadoras, cortadoras laser, termomodeladora, furadeiras de bancada, lixadoras, seccionadoras, máquina de costura, esmerilhadeira e outros equipamentos.

O usuário poderá utilizar desde os programas de computador para desenhar esses protótipos até sua confecção em diferentes materiais. Poderão ser utilizados acrílico, MDF, plásticos para 3D e diferentes circuitos. O laboratório também incentivará a utilização de material de reciclagem em sua produção.

Integração

O objetivo, tanto do Espaço Coworking quanto do Laboratório de Fabricação Digital, é que os usuários, professores, pesquisadores, empresas e comunidade externa troquem experiências e conhecimentos, auxiliando para que os projetos de inovação de cada um sejam aprimorados e desenvolvidos.

Também haverá integração do Mescla com outros centros de pesquisa e laboratórios para troca de informações, realização de pesquisas e desenvolvimentos conjuntos e uso compartilhado de softwares, bancos de dados e novas tecnologias.

“O espaço beneficiará as comunidades interna e externa e criará conexões capazes de impactar e contribuir para o desenvolvimento de Campinas e região; além de garantir a nossos alunos um ambiente multidisciplinar e colaborativo, propício para atividades inovadoras e empreendedoras. Tudo isso vai ao encontro da nossa missão de contribuir com a construção de uma sociedade justa e solidária”, afirmou o Reitor.




Pesquisar



Próximos eventos


maio
13
qua
19:30 Negócio de filho para pais
Negócio de filho para pais
maio 13@19:30 – jun 15@20:30
Negócio de filho para pais
Curso on-line gratuito: Negócio de filho para pais Início: 13 de maio Palestrantes (Facilitadores): Maurício Pinheiro e Tomas Sniker (Espaço Mescla); José Eduardo Azarite; José[...]
jun
5
sex
16:00 Live – Biodiversidade e covid-19...
Live – Biodiversidade e covid-19...
jun 5@16:00 – 16:45
Live - Biodiversidade e covid-19: o que uma coisa tem a ver com a outra? @ Canal da PUC-Campinas no Youtube
Com chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), a PUC-Campinas realiza nesta sexta-feira (5), às 16h, no Youtube, uma live com a ecologista Marcela Conceição[...]

Estude na PUC-Campinas

Prorrogadas as inscrições e o início de aulas de 23 cursos de especialização

15ª Chamada de Lista de Espera de Medicina

11º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

Veja também

PUC-Campinas e Arquidiocese lançam juntas site com ações de auxílio à população

As Perspectivas para o Turismo após a Pandemia

PUC-Campinas promove debate sobre biodiversidade e coronavírus no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho

Grupos da Universidade fazem série de apresentações on-line e o “PUC in Concert”

Mortes por coronavírus sobem 40% na RMC em meio à sinalização de flexibilização da quarentena