Protótipos de poltronas são expostos por alunos de Arquitetura e Urbanismo

Assentos foram produzidos com fitas de lona e chapas de madeira compensada

Protótipos de poltronas de repouso foram expostos nesta terça-feira, 25 de junho, na Praça de Alimentação do Campus I, por alunos do 5º semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas. Os assentos, desenvolvidos para a disciplina de ‘Desenho do Objeto A’, foram projetados e produzidos com a utilização de fitas de lona e chapas de madeira compensada.

Tradicional na Universidade, a exposição contou com a apresentação de 11 peças, desenvolvidas ao longo de quase dois meses nos laboratórios disponibilizados aos estudantes, como os ateliês e a maquetaria. Antes do produto final, os alunos haviam preparado modelos em outras escalas durante o semestre.

Para a avaliação, os grupos entregaram as poltronas embaladas, desmontadas e com manual de instruções. De acordo com a Profa. Me. Claudia Ribeiro, as notas serão atribuídas de acordo com o bom aproveitamento dos materiais utilizados na fabricação dos protótipos, além de aspectos ligados à ergonomia, composição e plástica.

“De modo geral, os resultados foram muito bons, sobretudo pelo envolvimento dos estudantes durante a execução dos projetos. Pelas poltronas expostas, percebe-se que houve convergência entre o material usado e o desenho destes assentos, o que é bastante positivo”, destacou.

O Prof. Me. Wilson Barbosa enalteceu a importância da atividade para a formação dos alunos. “Cada ano que passa nós somos surpreendidos com a qualidade das poltronas. O interessante é perceber que os estudantes participam do ciclo completo do projeto, praticando exercícios de desenho, detalhamento etc. Aprender fazendo é um diferencial enorme para eles”, completou.

Inspirado em Ludwig Mies Van Der Rohe, considerado o mestre do minimalismo na arquitetura, o grupo da aluna Agustina Albertinazzi apostou na simplicidade para conquistar os professores. “Foi uma experiência muito boa praticar o desenho mobiliário, ver o protótipo se aperfeiçoando aos poucos. Apesar das dificuldades na questão da ergonomia, acho que fizemos um trabalho bem positivo”, opinou.

A exposição permanece na Praça de Alimentação do Campus I até quinta-feira (27/06).

Veja o processo de fabricação das poltronas:

Vinícius Purgato
25 de junho de 2019