Projetos sustentáveis desenvolvidos por alunos da Universidade são expostos no Paço Municipal de Campinas

Estudantes, por meio de Projeto de Extensão, apresentaram à Prefeitura propostas para a economia no consumo de eletricidade

A PUC-Campinas, através da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) e a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVSD), expõe até sexta-feira, 13 de dezembro, no saguão do Paço Municipal de Campinas, folders e pôsteres que ilustram os resultados obtidos no Projeto “A Extensão Universitária diante da Sustentabilidade com ações voltadas ao Uso Racional de Energia e Eficiência Energética”, realizado junto à Prefeitura.

Os trabalhos, elaborados por alunos bolsistas e voluntários de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, abordam questões relativas a quatro grandes setores de consumo: iluminação, equipamentos de baixa potência, equipamentos de alta potência e climatização. Um estudo de caso do Paço Municipal resultou em análises aprofundadas que buscam a melhoria e a eficiência energética das edificações.

No estudo, foram feitas avaliações em ventiladores, computadores, eletrodomésticos etc., além de levantamentos sobre conforto térmico, resultando em propostas sustentáveis para economia no consumo de eletricidade nos 19 andares do Paço Municipal. A ideia é, ainda, compartilhar os conhecimentos obtidos com a população por meio de cartilhas desenvolvidas pelos estudantes, de modo a gerar conscientização e estender os benefícios a toda sociedade.

Projeto: “A Extensão Universitária diante da Sustentabilidade com ações voltadas ao Uso Racional de Energia e Eficiência Energética”

O Trabalho de Extensão visa desenvolver atividades socioeducativas com gestores e/ou técnicos da Prefeitura do Município de Campinas em relação ao uso racional de energia e eficiência energética, contribuindo para a melhoria de vida das pessoas, direta e indiretamente, e conta com a participação de um professor e de estudantes universitários, bolsistas de extensão e/ou voluntários, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

É uma proposta de intervenção, derivada das atividades de Ensino e/ou de Pesquisa da Universidade, que contribuirá para o cumprimento da missão institucional da PUC-Campinas quanto à formação integral da pessoa humana e à construção de uma sociedade justa e solidária.

A participação de alunos universitários, de forma colaborativa e autônoma, dá condições para uma formação integral através da vivência, da participação e da contribuição com as realidades da vida, e para a busca de soluções e de novos caminhos para uma sociedade melhor.

A grande ação transformadora do Trabalho de Extensão é decorrente de todo o processo, que garante a cada um, em sua comunidade, a possibilidade de diálogo, de expor suas ideias e pensamentos, de articular o pensamento e de ser um cidadão crítico, participativo em relação à realidade, oferecendo condições de melhoria social.

Como resultado, espera-se oferecer ao público-alvo melhores condições de atuação e também conscientização, de modo que sejam agentes multiplicadores ou transmissores nas trocas de conhecimentos com os seus círculos de convivência, disseminando a importância do uso racional de energia e eficiência energética.

Veja os folders e pôsteres

Vinícius Purgato
10 de dezembro de 2019