Projeto de matemática se destaca em congresso por excelência nos resultados pedagógicos

Desenvolvido por professora da Universidade, trabalho permitiu aprendizagem personalizada e adaptativa aos estudantes

O trabalho “O impacto do pré-cálculo interativo na redução da evasão”, desenvolvido pela Profa. Dra. Christiane Buffo Rodrigues, da Faculdade de Matemática da PUC-Campinas, foi selecionado para apresentação no XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, e recebeu, depois de avaliação da comissão científica da ABENGE e da LTC Editora, destaque devido aos resultados pedagógicos obtidos no projeto.

Elaborado para a disciplina Programa Comunidade de Aprendizagem (PROCAP) da Universidade, cujo objetivo é apresentar conteúdos básicos de matemática aos alunos ingressantes, de forma que obtenham bom desempenho nas matérias básicas de seus cursos (cálculo, física, geometria analítica etc.), o trabalho teve como fundamento a realização de um diagnóstico das dificuldades de cada estudante, possibilitando o mapeamento de lacunas e a proposição de planos de ensino personalizados e adaptativos.

O diagnóstico, realizado por intermédio da plataforma virtual AVA GEN, foi repetido ao término do processo de aprendizagem, buscando medir a melhoria do desempenho dos estudantes nos conteúdos aplicados. Os resultados demonstraram um progresso satisfatório no rendimento dos alunos, que tiveram suas notas elevadas nas disciplinas básicas de seus cursos.

O êxito da atividade realizada junto aos alunos rendeu ao projeto a seleção para a apresentação, em sessão especial, no XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE, no início de dezembro. O artigo fará parte de uma publicação do Grupo Editorial Nacional (GEN), exclusivamente no formato digital, com a marca da LTC e chancela da ABENGE.

“Essa metodologia colaborou não só para a recuperação dos conteúdos, mas também estimulou a dedicação dos alunos, sua participação nas aulas e seu protagonismo nos estudos. Receber um destaque pela eficácia nos resultados pedagógicos obtidos foi motivo de orgulho e satisfação. Certamente o trabalho trouxe contribuições e aprendizados valiosos para alunos e professores”, disse Christiane.

Pelo destaque entre os trabalhos considerados mais relevantes, a PUC-Campinas obteve, da LTC Editora, a seguinte premiação: extensão do período gratuito de acesso ao pré-calculo interativo e à solução educacional “minha videoteca”, plataforma de videoaulas, por mais 6 meses. “Assim, a seleção desse trabalho, bem como o prêmio, reflete a vanguarda e a tradição da Universidade no ensino de graduação de excelência”, afirma o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva, diretor da Faculdade de Matemática.

Vinícius Purgato
12 de dezembro de 2020