Projeto de Laboratório Nacional para o Desenvolvimento Sustentável é apresentado em Conselho

LANDS terá sede na PUC-Campinas e desenvolverá pesquisas em diversas áreas

O projeto do LANDS (Laboratório Nacional para o Desenvolvimento Sustentável), que será sediado na PUC-Campinas, foi apresentado pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima aos membros do Conselho Universitário na  assembleia realizada na manhã de 26 de outubro.

A proposta de criação do LANDS surgiu há cerca de um ano, apresentada pelo professor Marco Aurélio, que é do Instituto de Física da Unicamp, e acabou sendo encampada pela PUC-Campinas por iniciativa do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. Um grupo de trabalho foi formado na Universidade para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

Ele objetiva identificar e ajudar a implementar a melhor agenda econômica para o Brasil em grandes temas, como o desenvolvimento de agricultura, mineração, urbanização e uso de fontes fósseis de formas sustentáveis, desenvolvimento de energia limpa e barata,  transporte com baixa emissão de carbono, entre outros temas, ajudando a criar a ciência e as tecnologias necessárias para o desenvolvimento sustentável.

Durante a apresentação, ele destacou que as mudanças climáticas, um dos problemas globais mais preocupantes na atualidade, podem ser uma oportunidade para o Brasil, se souber acelerar e desenvolver pesquisas na área. E essa seria uma das motivações do novo laboratório, que deverá ter financiamento privado e público.

A ideia é fazer um laboratório nacional multiusuário, com a possibilidade de desenvolvimento de projetos em conjunto com outros laboratórios e plantas pilotos, com contratação de equipes, pesquisadores e equipamentos para a realização das pesquisas.

Não há data definida para o início das atividades, mas o grupo de trabalho já está desenvolvendo estudos jurídicos para viabilizar a realização de parcerias e convênios nacionais e internacionais, além de mapear competências e a infraestrutura disponíveis na Universidade e em outras instituições e centros de pesquisa, definindo formas de programas de estudo, de desenvolvimento tecnológico, de gestão de negócios, de comunicação e de oportunidades por meio de políticas públicas, entre outras possibilidades.

O Prof. Marco Aurélio disse que a PUC-Campinas aderiu ao projeto imediatamente e é o local ideal para abrigar o laboratório, por ter mais agilidade para contratar e conseguir parcerias para o desenvolvimento das pesquisas, dando resposta às urgências dos problemas e desafios que serão tratados no laboratório.

Marcelo Andriotti
26 de outubro de 2023