Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Projeto de Extensão Girassóis promove lives para discutir o tema do suicídio

3ª (A)live terá eventos online entre 26 e 30 de setembro, além de exposição de fotos

O Projeto de Extensão Girassóis, desenvolvido na PUC-Campinas, que trabalha com o tema de prevenção ao suicídio na comunidade, realizará uma série de lives neste mês de setembro tendo como tema a prevenção ao suicídio. A programação da “(A)live – 3ª edição 2022” é híbrida e vai de 26 a 30 de setembro. Além dos eventos online, haverá uma exposição de fotos na Praça de Alimentação do Campus I.

Os interessados em participar das palestras e debates poderão se inscrever pela internet. A partir daí, basta acessar o link por meio da plataforma Teams.

Fotos do projeto estarão na exposição no Campus I

A programação faz alusão ao “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de conscientização da sociedade e de prevenção do comportamento suicida. Desde 2015, durante o mês de setembro, são realizadas no Brasil uma série de atividades e ações de conscientização, de modo a aproximar este tema do cotidiano dos diferentes grupos sociais e diminuir o estigma, proporcionando visibilidade a iniciativas bem-sucedidas de prevenção do comportamento suicida e da promoção da saúde mental.

“Em 2022, o evento (A)live – 3a edição prestigia palestrantes que atuam em nossa Universidade, como um reconhecimento da qualidade das ações que realizam na promoção da saúde mental, e abre espaço para abordar novamente a prevenção do suicídio como um assunto imprescindível para a sociedade brasileira”, reforça a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, responsável pelo Projeto Girassóis.

Confira as atividades programadas para a semana:

Segunda-feira, 26 de setembro

No dia 26 de setembro, às 14h, será aberta a mostra fotográfica “Girassóis em campo”, com as presenças do Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi (Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas), da Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais (Coordenadora Geral de Projetos de Extensão) e da Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, responsável pelo Projeto Girassóis. Ela ficará disponível para visitação na Praça de Alimentação do Campus I da Universidade. Veja abaixo a abertura.

 

Terça-feira, 27 de setembro

No segundo dia, às 17h, a programação conta com uma live com o tema “Reunião aberta: O compromisso social das ações de extensão na promoção da saúde mental”. O bate-papo contará com a equipe do projeto e com a Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais. Clique aqui para participar

Quarta-feira, 28 de setembro

Na quarta-feira, a live pelo aplicativo Teams terá o tema: “Prevenção e posvenção do suicídio em contexto hospitalar”. Quem comandará a conversa é a Profa. Esp. Helena Ganzarolli Carlos, psicóloga graduada pela PUC-Campinas, com experiência na área da Psicologia Hospitalar, Psicologia Clínica e Psicologia em instituições de cuidado em Saúde Mental. Clique aqui para participar.

Quinta-feira, 29 de setembro

Na quinta-feira, às 17h, o tema da Live será: “Desmistificando a busca por ajuda especializada”. A convidada para a conversa será a Profa. Esp. Karine Oliveira Santiago, Psicóloga formada na PUC-Campinas, Gestalt-terapeuta e especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações. Clique aqui para participar.

Sexta-feira, 30 de setembro

Para fechar a semana de eventos, na sexta-feira, às 14h, haverá a “Oficina de Primeiros socorros emocionais: promovendo um cuidado seguro”. Para esse evento, que também é aberto à comunidade, estão especialmente convidados alunos e profissionais interessados em aprender algumas técnicas de Primeiros Socorros Emocionais para auxiliar suas respectivas comunidades. Clique aqui para participar.



Carlos Giacomeli
20 de setembro de 2022