Projeto da PUC-Campinas dá mais um passo para se tornar cooperativa de Reciclagem no Jardim Bassoli

Prefeitura cedeu área para que projeto da Universidade possa virar realidade

Um projeto de especialização realizado na PUC-Campinas deu mais um passo para se transformar em realidade. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou o decreto que autoriza a cessão de uma área pública para a implantação da Cooperativa Jardim Bassoli (Cooperbassoli) no Conjunto Residencial Parque São Bento. Ao todo, a área possui 4.726 metros quadrados e será utilizada para atividades de coleta e manuseio de recicláveis. A permissão de uso é gratuita, com prazo de utilização por tempo indeterminado.

O trabalho que serviu de base para essa iniciativa foi desenvolvido dentro da especialização em Habitação de Interesse Social da PUC-Campinas, pelos estudantes Luana Silva, Roselaine de Souza, Elias Giacomini, Matheus Mendonça e Alexander Alves, sob a orientação da Profa. Me. Cláudia Maria Ribeiro e do Prof. Dr. Antônio Carlos Kfouri, com a coordenação da Profa. Dra. Ana Cecília Campos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A construção do processo todo teve ajuda também da Profa. Dra. Carla da Silva, da Faculdade de Serviço Social, do Prof. Me. Dimas Gonçalves, do Centro de Economia e Administração (CEA), do Prof. Dr. Josué Mastrodi Neto, da Faculdade de Direito, e da Me. Suzana Loureiro.

O projeto foi desenvolvido em etapas de leitura e diagnóstico, com definição de propostas, e desenvolvimento de um anteprojeto para cada área. “Desde a etapa de leitura e diagnóstico houve intenso contato com lideranças e população. A partir daí, foi sendo construído o relacionamento entre estudantes, professores e as comunidades”, comenta a coordenadora.

Depois de finalizadas as etapas do projeto, ele foi apresentado às lideranças e comunidades, no fim do ano passado. “No caso específico do Jardim Bassoli, lideranças como os cooperados da Cooperativa Bassoli e Reciclistas, de costureiras, tiveram importante atuação e cooperação com o curso”, ressalta a professora Ana Cecília Campos.

Nos meses de maio e junho deste ano, o projeto foi apresentado ao prefeito Dário Saadi, de Campinas e a secretários, também com a presença de lideranças do bairro. Agora, com a área cedida, será possível colocá-lo em prática.

Entre os benefícios trazidos pelo trabalho das cooperativas, está a organização da comunidade, a renda gerada pela comercialização dos recicláveis e o ganho ambiental, resultado da nova destinação dada ao material coletado, que deixa de ir para os aterros sanitários.

“A união fez a força e conseguimos uma grande vitória”, disse a presidente da Cooperbassoli, Maria Isabel Lopes dos Santos. O Jardim Bassoli conta com 19 condomínios que atendem 2.380 famílias em situação de alta vulnerabilidade social.

Carlos Giacomeli
10 de outubro de 2022