Projeto Arte no Campus expõe produções artísticas em espaços de convivência da Universidade

Pinturas de estudantes da Faculdade de Artes Visuais estão distribuídas em cinco pontos do Campus I. Objetivo é promover bem-estar à comunidade acadêmica

Uma série de pinturas, distribuídas em cinco paredes do Campus I, foi entregue por estudantes da Faculdade de Artes Visuais no início deste mês. Coordenado pela Profa. Dra. Tatiana Dantas, o projeto “Arte no Campus” teve início em agosto com o propósito de compartilhar produções artísticas, melhorar a estética dos espaços de convivência e promover bem-estar à comunidade acadêmica.

Os painéis, cuja concepção foi realizada por 32 alunos de Artes Visuais, visam expressar o sentido comunitário das expressões artísticas. Em outras palavras, disseminar a arte, que está presente na vida humana, com aqueles que transitam pela Universidade no dia a dia. Proposta legitimada por meio de formas, formatos, espaços e circuitos, de acordo com a docente Tatiana Dantas.

“A condição para que o trabalho de arte seja multiplicado e repercuta é o compartilhamento e a livre multiplicação. Na medida em que isso acontece, o trabalho cumpre com o seu objetivo, ganhando valor e eficiência. Daí a importância de acontecer e estar no espaço público. Esses processos auxiliam na construção da identidade local, pontuando a Universidade como bom lugar para estar e conviver”, destaca a professora.

Divididos em equipes de até 10 pessoas, organizadas em escalas para atender às orientações de segurança contra a covid-19, os estudantes contaram com o apoio de vários departamentos da Universidade, entre eles o Departamento de Segurança do Trabalho (DST), que deu suporte às equipes para trabalho em altura, utilização de equipamentos de proteção e medidas protetivas para a exposição ao sol, à chuva etc.

Além de cor, as pinturas já espalham alegria pelo Campus. “A todo instante recebíamos feedback positivo da comunidade acadêmica, enaltecendo o poder de transformação das nossas artes. As avaliações fortificam o espírito profissional dos nossos estudantes. No final do projeto, mesmo cansados, continuaram perseverantes, determinados e cientes da excelência do trabalho que se envolveram”, conta Tatiana.

Para a professora, o espaço cedido pela Universidade valoriza o trabalho do artista, fazendo com que os alunos se sintam motivados. O incentivo também partiu dos pais, filhos e familiares dos estudantes envolvidos no projeto, que visitaram os locais de trabalho durante todo o processo de execução.

“A experiência foi extremamente significativa sob diversos aspectos: do trabalho em equipe; da valorização das práticas artísticas; e do conhecimento adquirido sobre como os grandes artistas pensavam suas obras, já que, a cada trecho das pinturas, nossas aulas aprofundavam conteúdos sobre as técnicas exploradas”, pontua.

Vinícius Purgato
21 de dezembro de 2021