
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) – 2º SEMESTRE DE 2026
Os interessados podem inscrever-se na página do Ministério da Educação (MEC) de 07 a 10 de julho
- Os estudantes que tenham interesse no processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) – 2º semestre de 2026, deverão, após a leitura da Portaria Normativa MEC N.º 01, de 02 de janeiro de 2015, de suas alterações constantes nas Portarias Normativas MEC N.º 99/2022, N.º 524/2022, N.º 94/2023 e N.º 792/2025, e do Edital N.º 51, de 30 de junho de 2026, inscrever-se pela página do Ministério da Educação (MEC), no site gov.br, entre os dias 07 e 10 de julho de 2026.
- O inscrito poderá candidatar-se a uma das vagas disponibilizadas no processo e, se pré-selecionado, deverá submeter — via correio eletrônico — as informações e a documentação para análise ao endereço prouni.2026@puc-campinas.edu.br, seguindo rigorosamente o padrão de envio abaixo:
Padrão de Envio Obrigatório
- Divisão por E-mailPara garantir a segurança no recebimento e evitar que arquivos sejam convertidos em links de nuvem (bloqueados para análise), o candidato deverá, obrigatoriamente, desmembrar o envio da documentação em três e-mails distintos:
- 3.1. E-mail 1: Ficha do Candidato (Anexo I em Excel) + Comprovação de Grupo Familiar (GF);
- 3.2. E-mail 2: Comprovação de Renda; e
- 3.3. E-mail 3: Comprovação Patrimonial.
- Identificação do Assunto (Rigoroso)O “Assunto” de cada e-mail deve seguir exatamente este padrão: Nome Completo do Candidato – CPF do Candidato – Curso/Turno – N.º do e-mail: Tipo de Documento, conforme exemplo abaixo:
- 4.1. “João Silva – 123.456.789-00 – Direito/Noturno – E-mail 1: Ficha + Comprovação do GF”;
- 4.2. “João Silva – 123.456.789-00 – Direito/Noturno – E-mail 2: Comprovação de Renda”;
- 4.3. “João Silva – 123.456.789-00 – Direito/Noturno – E-mail 3: Comprovação Patrimonial”.
- Formatação dos ArquivosSobre a formatação dos arquivos:
- 5.1. Formato: Apenas PDF (NÃO comprimido/zipado e sem senha), sendo proibido o envio de links (Drive/iCloud/OneDrive);
- 5.2. Identificação: Documentos numerados e nomeados, conforme o Checklist (ANEXO II), sem acentos ou sinais diacríticos, conforme exemplo.

Imagem meramente exemplificativa.
- 5.3. Declarações: O ANEXO III contém os modelos de declarações a serem utilizadas, quando for o caso, conforme indicado nos itens descritos em nosso checklist (ANEXO II).
- 5.4. Tele entrevista: Informe no corpo do e-mail dois telefones de contato. O NAS realizará a chamada (quando necessária) entre 8h e 22h.
- Ressaltamos que:
- 6.1. A comprovação ocorrerá exclusivamente de forma remota;
- 6.2. Será reprovado o candidato que: NÃO enviar os documentos/formulários necessários, enviar fora do padrão instruído ou NÃO participar das tele entrevistas;
- 6.3. NÃO haverá atendimento aos sábados e domingos;
- 6.4. Nos dias 24/07 (1.ª Chamada), 14/08 (2.ª Chamada) e 14/09 (Lista de Espera), serão avaliados apenas os documentos recebidos dentro do padrão até as 10h dessas datas;
- 6.5. Caso o candidato informe um grupo familiar distinto do grupo de origem ou que se restrinja a ele próprio, deverá, obrigatoriamente, apresentar a documentação de todos os componentes do grupo familiar de origem;
- 6.6. Nos termos do § 2.º do art. 11 da Portaria Normativa MEC N.º 01/2015, serão computadas entradas bancárias referentes a: apostas on-line/jogos de azar, devoluções de empréstimos, pagamentos de cartão de crédito por terceiros, “ciranda do cartão”, autofinanciamento ou uso de limite de cartão para Pix/boletos;
- 6.7. O NAS poderá encaminhar o caso ao seu Grupo de Assessoria Especializada em Serviço Social (GAESS) para estudo de caso e/ou entrevista técnica domiciliar sem agendamento prévio.
- 6.8. Dúvidas devem ser enviadas para nas@puc-campinas.edu.br (atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30).
- 6.9. Salientamos que o(a) candidato(a) que optar por realizar os procedimentos nos últimos dias do processo deverá estar ciente que haverá pouco tempo hábil para eventual necessidade de complementação documental. Sugerimos que realize os procedimentos o mais breve possível.
Carlos Giacomeli
2 de julho de 2026
