PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) – 1º SEMESTRE DE 2023

Os interessados podem se inscrever na página do Ministério de Educação (MEC) até 03 de março

Os estudantes que tenham interesse no processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) – 1º semestre de 2023, deverão, após a leitura da Portaria Normativa MEC nº. 01, de 02 de janeiro de 2015, de suas alterações constantes na Portaria Normativa MEC nº. 94, de 26 de janeiro de 2023, e do Edital Nº 3, DE 26 de janeiro de 2023, inscrever-se, na página do Ministério de Educação (MEC) no site gov.br, entre os dias 28 de fevereiro a 03 de março.

O inscrito poderá candidatar-se a uma das vagas disponibilizadas no processo.

Os participantes devem seguir as orientações que serão enviadas quando da publicação da listagem de pré-selecionados em cada chamada, pelo Núcleo de Atenção Solidária (NAS) da PUC-Campinas, por meio de Ofício Circular NAS – via e-mail cadastrado pelo candidato no momento da inscrição.

A comprovação documental ocorrerá de forma remota, por meio do envio da Ficha do Candidato (ANEXO I), do Protocolo de Atendimento (ANEXO II), Checklist de Documentos (ANEXO III) e a documentação.

O envio da Ficha do Candidato, Protocolo de Atendimento, Checklist e dos documentos para análise documental e tele entrevista deve ser realizado ao endereço eletrônico nas.prouni@puc-campinas.edu.br, obedecendo as datas estipuladas, devendo também o candidato:

1. Informar:
    1. no “Assunto do E-mail”, Nome Completo – CPF – Curso/Turno; e
    2. no “Corpo do E-mail”, pelo menos dois telefones para contato, atentando-se aos números informados, pois um atendente realizará a chamada telefônica para a tele entrevista, durante o nosso horário de expediente (8h às 22h), dentro do período estabelecido para cada chamada regular (1ª e 2ª) do processo e Lista de Espera, no Edital supracitado.
  2. Anexar:
    1. A Ficha do (a) Candidato (a) (ANEXO I), devidamente preenchida, em formato editável EXCEL;
    2. A Folha Protocolo de Atendimento (ANEXO II), devidamente preenchida apenas nos campos “para preenchimento do (a) candidato (a)”, em formato editável EXCEL;
    3. O Checklist (ANEXO III), devidamente assinalado e preenchido, em formato editável EXCEL; e
    4. O arquivo de cada um dos documentos:
      1. Devidamente “numerados”, “nomeados” e “identificados”, de acordo com o descrito no Checklist (ANEXO III), seguindo o exemplo abaixo, sem acentos ou sinais gráficos:

1.1.  Certidao nascimento – Joao.pdf

1.1. Certidao nascimento – Maria.pdf

7. Comprovante residencia – Joao.pdf

7. Comprovante residencia – Maria.pdf

23.3. Declaracao movimentacao bancaria – Joao.pdf

34.1. Certidao propriedade veiculos – Joao.pdf

34.1. Certidao propriedade veiculos – Maria.pdf

1. NÃO comprimido/zipado e sem senha, em formato PDF (não enviar links de armazenamentos em nuvens/drive; não enviar documentos em outros formatos que não o determinado); e
  1. Na ordem do Checklist (ANEXO III).
  2. O ANEXO IV contém os modelos de declarações a serem utilizadas, quando for o caso, conforme indicado nos itens descritos em nosso checklist (ANEXO III);

Atenção: Se necessário, o (a) candidato (a) poderá encaminhar a documentação desmembrada em mais de um e-mail. Entretanto, o padrão informado, nos Itens I e II acima, deverá ser mantido em todos os envios.

Ressaltamos que:

1. A comprovação documental ocorrerá, exclusivamente, de forma remota, não havendo atendimento presencial;
  2. Será reprovado no processo seletivo por ausência de comprovação das informações o (a) candidato (a) que:
    1. NÃO enviar os documentos necessários e os formulários preenchidos; ou
    2. Enviar os documentos e/ou os formulários fora do padrão instruído acima; e
    3. NÃO participar da tele entrevista.
  • NÃO haverá atendimento aos sábados e domingos;
  1. Nos dias 16/3, 30/3 e 19/4 serão avaliados apenas os documentos recebidos dentro do padrão estipulado, até às 10h, na caixa de entrada do endereço eletrônico informado acima;

O endereço eletrônico nas.prouni@puc-campinas.edu.br é apenas para envio da documentação. Dúvidas devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico nas@puc-campinas.edu.br. O atendimento neste endereço eletrônico ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; e

O (a) candidato (a) que optar por realizar os procedimentos nos últimos dias do processo deverá estar ciente que haverá pouco tempo hábil para eventual necessidade de complementação documental. Dessa forma, sugerimos que realize os procedimentos o mais breve possível.

Carlos Giacomeli
3 de fevereiro de 2023