Programa ‘Decore-se’, do GNT, tem equipe de arquitetos formada na PUC-Campinas

Grupo conduz formato inédito do programa, repaginado devido à pandemia

O programa Decore-se, estreado em outubro no GNT, canal por assinatura do Grupo Globo, tem como apresentadora a ex-aluna da PUC-Campinas Stephanie Ribeiro. A equipe da arquiteta, que conduz o formato inédito do programa de decoração, é constituída por outros três profissionais formados na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. São eles: Adriana Abdalla, Gabriel Souza e José Carrari Filho, graduados entre 2016 e 2017.

Convidada para assumir o tradicional programa do GNT, repaginado em virtude da quarentena, Stephanie convidou os ex-colegas de faculdade para agregar na construção da nova identidade do “Decora”, cuja proposta é transformar ambientes com intervenções à distância, totalmente on-line, para garantir a segurança dos participantes em meio à pandemia.

As vivências e experiências pessoais e profissionais dos integrantes, que incluem cursos variados de desenho, fotografia e artes, intercâmbio culturais e atuação em diversas áreas da arquitetura, como projetos de interiores, móveis planejados e conteúdo para revistas especializadas, fizeram do programa um espaço com diversidade de narrativas e referências estéticas.

“Ao compor os ambientes no Decore-se, minha equipe e eu tivemos o cuidado de buscar jovens artistas, pequenos empreendedores, artesãos, mostrando que decoração não é apenas escolher peças bonitas para um espaço; é entender a funcionalidade do ambiente, a história da pessoa e construir memórias afetivas, mesmo em tempos tão adversos”, conta Stephanie, que escreveu para importantes revistas da área, como Marie Claire e Casa Vogue.

A arquiteta comenta, ainda, que o grupo aposta no compromisso social da arquitetura como diferencial para o novo formato do programa. “Enxergamos como um trabalho que resulta de inúmeras influências, que se materializam e podem impactar vidas positiva e negativamente. Por muito tempo, a arquitetura foi utilizada como um instrumento de manutenção de lógicas de opressão de classe, raça e gênero. Queremos fazer o oposto disso, sendo profissionais alinhados e responsáveis com o nosso dever social”, destaca a apresentadora.

Exibido às terças-feiras, às 22h, e reprisado aos sábados e domingos, o Decore-se encerra sua 1ª temporada em dezembro. Stephanie avalia que a experiência, embora desafiadora em virtude das circunstâncias impostas pela pandemia, foi única na vida profissional de cada integrante de sua equipe, que já aguarda ansiosa pela próxima edição. “O desafio é orientar os participantes à distância, de não poder visitar o ambiente e fazer os ajustes finais. Esperamos que na próxima estejamos em uma situação de saúde pública segura, podendo fazer intervenções maiores até retomar o Decora dos antigos moldes”, pontua.

Ansiosa pela 2ª temporada, a equipe de Stephanie compartilha a satisfação de estar à frente de um programa tão prestigiado pelo público. “Fazer parte da equipe de criação do Decore-se foi uma oportunidade única e incrível. Foram vários desafios que tivemos que superar, com tantas mudanças no programa e em nossas vidas por conta da pandemia. Mas foi bastante gratificante ver o trabalho sendo realizado e afetando positivamente a vida de tantas pessoas”, diz Adriana.

“Todo arquiteto sonha em trabalhar em programas de decoração, que são referências para nós desde o início da faculdade. E participar do backstage é diferente de tudo que havia vivenciado, é mais complexo do que se imagina. É um aprendizado que nunca vou esquecer”, complementa Gabriel.

José, por sua vez, valoriza a chance de vivenciar novos tempos e modos de se fazer arquitetura. “Essa temporada nos impôs o desafio de acompanhar à distância a execução dos projetos, que era realizada pelas mãos dos próprios moradores. Em certa medida, isso significou democratizar a arquitetura, estimular as pessoas a se aventurar, a colocar a mão na massa, algo especialmente importante em 2020, em que a casa voltou a ser ponto de atenção”, frisa o arquiteto.

Os episódios do Decore-se estão disponíveis na página do GNT pelo link abaixo:

Foto: Divulgação/GNT

Vinícius Purgato