Profissionais do Programa de Residência Tecnológica da PUC-Campinas e do CPQD discutem Inteligência Artificial, no Mescla

Palestras fazem parte de 25ª Semana Integrada da Escola Politécnica, da PUC-Campinas

Os profissionais do CPQD, mentores do programa de Capacitação Residência Tecnológica, criado em parceria entre a PUC-Campinas e o CPQD, ministraram na última segunda-feira (25) palestras para estudantes da PUC-Campinas. O evento fez parte da na 25ª Semana Integrada da Escola Politécnica da Universidade.

As palestras “Uso de IA Generativa para Voz” e “Residência Tecnológica em IA e IOT” foram oferecidas no Mescla, com o objetivo de destacar a importância da formação de profissionais qualificados na área de Inteligência Artificial, que é atualmente realizada pelo Programa de Capacitação com Residência Tecnológica, fruto da parceria entre a PUC Campinas e o CPQD.

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes e com a equipe da Residência Tecnológica, para esclarecerem dúvidas e se aprofundarem um pouco mais sobre o tema.

O palestrante Mário Uliani Neto, do CPQD, ressaltou que hoje é fundamental esse conhecimento para o estudante. “A área está em processo de desenvolvimento e é extremamente importante que os profissionais da área acompanhem essa evolução”, comenta. A Gestora de Projetos do CPQD, Eniceli Rodrigues Moraes Pinto, reforça que o Programa de Residência Tecnológica prepara o profissional para atuar no mercado, atendendo a crescente demanda nas áreas de inteligência artificial e Internet das coisas. “Para isso, utilizamos um modelo inovador e disruptivo quando comparado ao ensino tradicional, visto que valoriza o aprendizado por meio da metodologia hands on em projetos reais demandados pelas indústrias”, destaca.

O CPQD esteve representado no evento por Nilceli Gonçalves dos Santos, Valentino Corso, Ricardo Paranhos Velloso Violato, Thiago Felipe de Almeida e Édson José Nagle, que atuam no programa de Capacitação como mentores e monitores dos alunos.

“A Residência Tecnológica oferece uma oportunidade para a qualificação e a requalificação de profissionais do mercado, de pesquisadores, de alunos de graduação e de pós-graduação, interessados na área, por meio de capacitação teórico-prática e do desenvolvimento de projetos reais na empresa, com abrangência nacional”, ressalta a Coordenadora Técnico-Pedagógica do Programa na PUC-Campinas, professora Sílvia Cristina de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas.

Para a Gestora do Mescla, Diane Teo de Moraes o programa contribui para a inserção profissional em uma área de muita demanda. “O Programa possibilita que o aluno construa o seu conhecimento e acelere a sua inserção profissional na área, com a possibilidade de ganhar uma bolsa enquanto realiza o seu estudo”, completa.

Carlos Giacomeli
27 de setembro de 2023