Professoras da PUC-Campinas participam de debate sobre moradia na Câmara Municipal de Campinas

As docentes Ana Cecília Mattei de Arruda Campos e Claudia Maria Lima Ribeiro levaram ao debate o tema da habitação de interesse social no Brasil e na cidade de Campinas

As docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Cecília Mattei de Arruda Campos e Profa. Ma. Claudia Maria Lima Ribeiro, participaram na última terça-feira (9) do debate “Produção de Habitação de Interesse Social com Qualidade”, realizado na Câmara Municipal de Campinas.

Na ocasião, as professoras da Universidade falaram sobre a questão da Habitação de Interesse Social no Brasil e, em especial, na cidade de Campinas. “Com abordagem sistêmica da questão, partimos do pressuposto que habitação engloba diversos aspectos além da edificação em si: localização, mobilidade, infraestrutura, espaços livres, meio-ambiente, regularização fundiária”, explica a professora Ana Cecília.

Elas também explicaram a Lei Federal n. 11.888, de Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e suas possibilidades para solução de problemas locais. As docentes aproveitaram a oportunidade para mostrar os resultados de dois anteprojetos elaborados por alunos da primeira turma do Curso de Especialização de Habitação de Interesse Social e ATHIS, concluído em dezembro de 2021.

“Esse debate é importante como ponto de partida para que outros encontros sejam realizados e que novos espaços sejam abertos. É importante retomar esse debate também com a presença de representantes de outras áreas e do poder público”, comenta a professora Ana Cecília, que reforçou a importância de se debater o tema de forma ampla.

A PUC-Campinas oferece o Curso de Especialização de Habitação de Interesse Social e ATHIS. Clique aqui para saber mais.

Carlos Giacomeli
15 de maio de 2023