Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professora de Odontologia da PUC-Campinas visita fábrica da Shofu, no Japão

Profa. Dra. Sandra Echeverria também visitou universidades, conheceu docentes e aproximou instituições para parcerias

A docente da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, Profa. Dra. Sandra Echeverria, foi convidada, no último mês de março, para uma visita a empresa Shofu, uma indústria centenária e tradicional do ramo de produtos voltados para o setor odontológico, no Japão. Além da matriz, a empresa possui subsidiárias nos Estados Unidos, Alemanha, Cingapura, Reino Unido, China e Brasil.

Ela fez parte da 6ª turma, com um total de 11 professores, convidados para visitar o Japão e ter um contato direto com a equipe técnica da fábrica, com a intenção de indicar produtos, sugerir melhorias e também oferecer feedbacks de docentes sobre as novas tecnologias.

Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação da instituição a qual representavam, falando sobre a formação, a origem e os produtos que eram utilizados. No Japão, o grupo também conheceu professores japoneses durante visitas em universidades do país e participou de palestras abordando o uso de produtos da empresa.

Para a docente, o Brasil tem muito a contribuir, pois trata-se de uma das melhores do mundo na área de atuação. “A odontopediatria brasileira é considerada a melhor do mundo. Produzimos mais pesquisas que o mundo todo. A intenção deles levando os brasileiros até lá, é também saber mais sobre as pesquisas clínicas na universidade, já que realizam na academia apenas pesquisas in vitro”, cita a docente. “No Brasil, os alunos da odontologia têm contato direto com o paciente. No Japão, isso acontece apenas após eles se formarem”, completa Sandra.

Por fim, a visita também contribuiu para a aproximação das instituições para ampliar as parcerias entre a empresa e a PUC-Campinas. No ano passado, a Shofu enviou representantes à Universidade, a convite da professora, para visitar a Universidade. Eles disponibilizaram um treinamento sobre os produtos da empresa e a PUC-Campinas estabeleceu uma parceria para adquirir produtos a partir de 2025 para uso da clínica da Universidade.



Carlos Giacomeli
22 de abril de 2025