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Professora de Nutrição elenca alimentos benéficos ao fortalecimento do sistema imunológico

Docente ressalta, porém, que ainda não há evidências científicas sobre a influência destes nutrientes na prevenção do Covid-19

A Profa. Dra. Elisa Jackix, da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas, elaborou uma lista de recomendações nutricionais voltadas ao fortalecimento do sistema imunológico. O grupo de alimentos, normalmente indicado para minimizar a predisposição a infecções, possui nutrientes que aumentam a imunidade das células T e B.

A docente reitera, no entanto, que ainda não há comprovação científica sobre a influência de tal suplementação na prevenção de qualquer infecção do trato respiratório, incluindo Covid-19.

“O que sabemos atualmente é que vários fatores interferem no sistema imunológico, inclusive a nutrição. Há uma interação bidirecional entre nutrição, infecção e imunidade, ou seja, a resposta imune é comprometida quando a alimentação é ruim”, afirma Elisa.

Ela destaca, também, que grande parte da população, em especial idosos, apresenta deficiências nutricionais importantes, pois frequentemente possui uma dieta pobre em nutrientes. Desta forma, algumas recomendações são geralmente dadas para o aumento da imunidade como um todo:

1) Aumentar a variedade de frutas e verduras: são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, os quais são fundamentais para a proteção das células aos ataques de radicais livres produzidos pelo nosso sistema de defesa; contêm fibras que auxiliam na produção do muco protetor no intestino, reduzindo a passagem de patógenos para o sangue.

2) Aumentar a ingestão de vitamina E: as principais fontes são sementes de girassol, amêndoas, azeite de oliva, amendoim e pasta de amendoim.

3) Zinco: gergelim e pasta de gergelim (tahine), semente de girassol, semente de abóbora, cacau em pó, noz pecã, queijos, amendoim.

4) Vitamina C: abacaxi, laranja, suco de laranja natural, morango, kiwi, goiaba, mamão, couve e brócolis (refogados ou cozidos à vapor).

5) Aumentar a vitamina D: especialmente alimentos com baixo nível sérico desta vitamina, como cogumelos (shitake, champignon), sardinha, salmão, leite, iogurte natural, ovo.

“São alimentos que contribuem com a saúde normal e o sistema imunológico antes, durante e após esta infecção por Covid-19”, finaliza a professora.




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