Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professora da PUC-Campinas é convidada para ministrar aulas na Rússia

Profa. Dra. Kelly de Souza Ferreira vai conduzir aulas no BRICS International School, entre 20 e 25 de novembro

A diretora-adjunta do Curso de Relações Internacionais da PUC-Campinas, Profa. Dra. Kelly de Souza Ferreira irá ministrar aulas sobre China e BRICS (grupo com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no “BRICS International School” do Comitê Nacional Russo de Pesquisa, que acontece entre 20 e 25 de novembro, na Rússia. A professora da PUC-Campinas é a única docente brasileira convidada a ministrar aulas no evento.

“Foi uma grande surpresa, eu realmente não esperava. Pessoalmente é muito gratificante. Foram dois anos de pandemia e de muito estudo. Pesquisar sobre a China na América Latina é um pouco solitário, um pouco difícil, então fiquei muito feliz, porque é um reconhecimento. Mesmo eu não estando ali próximo, ou na Europa, que é normalmente onde as pessoas procuram os especialistas, eles viram meu trabalho na América Latina e me convidaram”, comenta a professora.

A docente irá ministrar aulas sobre política externa chinesa, a relação entre China e BRICS e também abordar a relação do Brasil com os países do BRICS, tendo em vista o futuro, com a mudança de governo.

A professora também ressaltou a importância da PUC-Campinas em todo o processo. “É um reconhecimento da qualidade do Curso de Relações Internacionais, já que a qualidade está diretamente ligada aos profissionais que aqui trabalham. Então é importante ter um corpo docente qualificado e conectado com exterior, que esteja atuante nas áreas de pesquisa e nos debates globais. É importante também que a Universidade dê esse espaço para o docente se ausentar e participar de eventos, entendendo que a Universidade não é só a sala de aula, mas vai muito além dela”, reforça.

Sobre o curso

A BRICS International School é um programa científico e educacional único voltado para a formação jovens especialistas especializados em estudos do BRICS nas áreas política, econômica, humanitária e outras áreas relevantes de interação dentro dos cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os alunos são jovens diplomatas, cientistas e pesquisadores, jornalistas, empresários, estudantes e pós-graduados nesses países.

O programa é realizado anualmente com o apoio do Ministério das Relações Exteriores Assuntos da Federação Russa para expandir um grupo de jovens especialistas-BRICSologistas para desenvolvimento de uma cooperação juvenil dentro do BRICS, bem como para apoiar projetos e ideias de jovens líderes dos países BRICS.

Em 2022 o programa é realizado com o apoio financeiro da Presidential Grant Foundation e do Fundo de Diplomacia Pública Alexander Gorchakov.

Sobre o Comitê

O Comitê Nacional de Pesquisa do BRICS (NCRI BRICS) foi estabelecido em 2011 para implementar o aprovado pelo Presidente da Federação Russa D.A. Medvedev em 24 de maio de 2011 do plano de ação para a implementação dos acordos alcançados na cúpula do BRICS em Sanya (RPC).

O objetivo é organizar e realizar pesquisas sobre o papel e o lugar dos países do BRICS e outras potências em ascensão na política e economia mundial. O BRICS NCI visa contribuir para a formação de um único campo de informação no campo da pesquisa nacional do BRICS e a promoção da posição russa e avaliações de especialistas no cenário internacional; coordenar as atividades das principais organizações de pesquisa e especialistas na área do BRICS.



Carlos Giacomeli
17 de novembro de 2022