Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professora da Arquitetura lança coletânea sobre paisagens culturais

Vanessa Bello Figueiredo é curadora, organizadora e uma das autoras da obra

A Profa. Dra. Vanessa Bello Figueiredo, da Faculdade de Arquitetura da PUC-Campinas, lançou a Coleção “Icomos-Brasil – Paisagem Cultural”, da qual é curadora, organizadora e uma das autoras. O lançamento foi em setembro, no “VI Colóquio Ibero-americano Paisagem, Patrimônio e Projeto”, realizado em Belo Horizonte. Os exemplares podem ser adquiridos pela Amazon e na Livraria do Rei, na praça de alimentação do Campus I.

A coleção com a curadoria da Profa. Vanessa e Rubens de Andrade, apresentou seus três primeiros volumes. O volume 1 é “O Lugar do Jardim: territórios de cultura, arte e afetividade”, organizado por Joelmir Marques Silva e Carlos Terra; o volume 2 é “Paisagem e Planejamento Territorial: estratégias e instrumentos de gestão integrada”, organizado por Laura Lage e Isabelle Cury; e o volume 3 é “Paisagem, Risco e Pós-Tragédia: desafios ambientais, políticos e socioeconômicos”, organizado por Márcia Escorteganha e Vanessa Figueiredo.

“Esta coleção é a primeira produção coletiva dos especialistas membros do Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais do Icomos Brasil. Reunimos experiências e textos inéditos de toda Ibero-América sobre temas urgentes e emergentes, sobre como tratar a paisagem no contexto de risco e pós-tragédia, sobre planejamento territorial e jardins de interesse histórico-cultural. A coleção continuará nos próximos anos abordando outras temáticas”, disse a professora.

O lançamento, no Museu Casa JK, na Pampulha, reuniu acadêmicos e especialistas para discutir as relações entre patrimônio, design e planejamento. O evento também recebeu a oficina para a revisão do plano de gestão da Pampulha Patrimônio Mundial.

A coleção contribui para a compreensão das paisagens culturais, sua importância histórica, seu planejamento e gestão. Através da colaboração de especialistas nacionais e internacionais, integrantes e convidados pelo Comitê Científico Brasileiro de Paisagem Cultural do Icomos, a coleção enriquece o conhecimento e diálogos sobre uma abordagem integrada e sistêmica do patrimônio cultural no território.



Marcelo Andriotti
3 de outubro de 2023