Com a finalidade de analisar as questões éticas relacionadas com as investigações biomédicas e biotecnológicas e com as inovações no campo da biomedicina, o professor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas Newton Aquiles von Zuben lança o livro Bioética e Tecnociências. A saga de Prometeu e a esperança paradoxal. Na obra, publicada pela Editora da Universidade do Sagrado Coração de Bauru (Edusc), o professor mostra como a bioética é entendida como prática discursiva por meio de debates democráticos e multidisciplinares.

O livro é composto por nove capítulos. O primeiro trata da questão da ambivalência das tecnociências e suas implicações no campo da ética. O segundo estuda a articulação entre a operatividade da tecnologia e a dimensão de simbolização que caracteriza o sujeito humano. O terceiro aborda a Declaração Universal dos Direitos do Homem como cenário cultural e filosófico da bioética. No quarto capítulo é estudada a implicação das tecnociências no domínio da informática sobre um novo modo de pensar que se instaurou em nossa cultura.

Nos demais capítulos o autor apresenta suas considerações sobre temas éticos e sua interpretação sobre o sentido e campo temático da bioética, estendendo sua análise sobre a questão da biossegurança. O último capítulo revela a tese central do pensamento do autor relacionada à bioética, sobretudo no que se refere à relação do questionamento numa concepção do ser humano-tarefa reconhecida e creditada à antropologia filosófica.

Serviço
O livro Bioética e Tecnociências. A saga de Prometeu e a esperança paradoxal tem 280 páginas e está à venda nas livrarias de todo o Brasil por R$35,00. Mais informações para aquisição da obra podem ser obtidas na Editora Edusc pelo telefone (14) 3235-7111, ou e-mail edusc@edusc.com.br

Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas, o Hospital e Maternidade Celso Pierro e o Colégio Pio XII, assim como contatos com fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta para esta Assessoria de Imprensa podem ser acessados pelo endereço www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

14 de junho de 2006