Professor da PUC-Campinas lança documentário sobre a Orquestra Sinfônica, no Sesc

Exibição tem entrada franca e acontece na próxima terça-feira, dia 2, às 19h

O documentário “A Orquestra das Diretas”, produzido pelo Prof. Me. Cauê Nunes, das Faculdades de Ciências Sociais e Publicidade da PUC-Campinas, estreia no Sesc Campinas na próxima terça, 2 de agosto, às 19h. O antropólogo traz no filme a participação da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMC) no movimento das “Diretas Já”, nos anos 1980, sob a batuta do maestro Benito Juarez.

A produção de 20 minutos conta com depoimentos de músicos da época, como a percussionista Glória Cunha e o violinista Dalton Nunes. A época também é revisitada pelo acervo de imagens de Luiz Granzotto, fotógrafo que acompanhou a orquestra no período.

“O projeto começou com uma pesquisa, uma vontade de fazer um filme sobre a Orquestra. Em 2020, eu decidi escolher um pedaço da história da orquestra, a participação na campanha das ‘Diretas Já’, nos anos 1980, mais precisamente entre 1983 e 1984”, explica Nunes.

O processo de produção demorou um pouco mais de um ano, entre o início até uma primeira apresentação em São Paulo, no Festival In-Edit (Festival do Documentário Musical). Mas a estreia oficial será mesmo em Campinas, no Sesc.

A sessão tem entrada franca. Após a exibição do filme, haverá um debate sobre o tema com o autor e também pessoas que participaram do documentário.

Carlos Giacomeli
26 de julho de 2022