“Água é o principal bem natural agredido pelo o crescimento urbano desorganizado”, diz professor durante Seminário

O Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, participa nesta quarta-feira, dia 01/10, do Seminário Perspectivas e Desafios do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Santos Júnior explica durante o Seminário como o território vem sendo ocupado e os prejuízos causados aos bens naturais, principalmente à água. “A capacidade de abastecimento se tornou um problema, passando a estabelecer uma disputa entre a RMC e as cidades próximas a capital de São Paulo”, disse.

Segundo o professor, ações de preservação e melhoria da qualidade das águas dos rios, além da distribuição adequada da população, como a proximidade das fontes de recursos hídricos, são algumas das soluções apontadas.

“Outros desafios da RMC são a garantia de moradia, transporte urbano de qualidade e a criação de mais espaços destinados ao lazer e cultura para a população”, fala.

Seminário Perspectivas e Desafios do Desenvolvimento da RMC

O evento é promovido pela Fundação Fórum Campinas (FFC) e conta com a participação de 11 instituições de pesquisa e desenvolvimento instaladas na Região, sendo a PUC-Campinas uma delas. O evento acontece hoje das 9 horas às 17 horas, no Instituto Agronômico (IAC).

O Seminário faz parte dos debates sobre Ciência, Tecnologia, Ambiente e Qualidade de Vida e foi organizado pela PUC-Campinas. A discussão aborda a urbanização atual da RMC e o impacto na qualidade de vida e no meio ambiente das cidades.

Serviço:
Data: 01/10/08 (quarta-feira)
Horário: 09h às 17h
Local: Instituto Agronômico – Avenida Barão de Itapura, 1481 – Bairro Guanabara – Campinas
Inscrições: http://www.forumcampinas.org.br.
Informações: (19) 3343-7209.