Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Preparo inadequado do Kefir é fator de risco para pessoas com imunossupressão, alerta nutricionista da PUC-Campinas

Probiótico natural vem se popularizando no Brasil, mas requer certos cuidados; nesta quarta (22/08), Universidade promove oficina aberta ao público sobre o tema

Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes em tratamento de quimioterapia e idosos imunodebilitados, precisam de cuidados quanto ao consumo do Kefir, produto obtido através da fermentação do leite que vem ganhando uma série de adeptos pelo Brasil. É o que afirma Elisa Jackix, professora da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas.

“Dependendo da forma como é preparado, ele pode estar contaminado com microorganismos patogênicos. Esta seria uma condição de risco ao público com imunossupressão”, destacou.

A especialista pondera que, embora exista escassez de pesquisas que comprovem a segurança e eficácia do Kefir em imunodebilitados, não há, atualmente, contraindicações ao consumo do produto, caso sua qualidade seja garantida em termos biológicos. Nestas condições, os efeitos seriam contrários, possibilitando diversos benefícios ao corpo.

“Os benefícios incluem a regulação dos rins, fígado e o sistema nervoso; auxilia no tratamento de pele e aumento da energia. Além das vitaminas, o Kefir possui proteínas que são digeridas parcialmente, sendo facilmente utilizadas pelo organismo”, apontou a docente.

Devido às vantagens oferecidas, a procura pelo grão de Kefir, produzido de forma artesanal no Brasil, tem crescido exponencialmente. No Facebook, a página “Doação de Grãos de Kefir” já apresenta mais de 50 mil seguidores. Parte deles procurando perder peso, algo que ainda não é cientificamente comprovado.

“Não há estudos em humanos que apontem esse efeito. Poucos testes realizados em animais mostraram que (o Kefir) pode exercer efeitos antiobesidade, possivelmente por melhorar a microbiota intestinal, porém os estudos são muito escassos”, reforçou Jackix.

Como utilizar o Kefir

Com o intuito de orientar a população quanto ao uso do produto, estudantes da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas realizam, nesta quarta-feira (22/08), durante a Semana de Estudos da Nutrição, uma oficina voltada à elaboração do Kefir e suas aplicações culinárias.

A atividade, que ocorre no Campus II da PUC-Campinas, é aberta ao público, mediante inscrição no local. A programação completa do evento pode ser vista no Portal da Universidade.

Foto: ildipapp / 123RF Imagens



Vinícius Purgato
21 de agosto de 2018