Prêmio TCC de Engenharia Elétrica
Reconhecimento

Esforços e dedicação não faltam aos alunos do Curso de Engenharia Elétrica que, após cinco anos nos bancos da Universidade, apresentam seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Eles precisam “quebrar a cabeça” para escolher um tema original, inovador, com aplicabilidade e que seja uma oportunidade de negócio. A qualidade dos Trabalhos é reconhecida pelos professores e, também, por profissionais do mercado.

Os TCCs desenvolvidos em 2013 foram apresentados e premiados, neste mês. A Banca examinadora dos Trabalhos foi composta pelo Prof. Dr. da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, Amilton da Costa Lamas,  pelo engenheiro elétrico/telecomunicações graduado na PUC-Campinas em 2011, Huederson Botura, pela engenheira graduada em Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutora, na mesma área, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marta Rettelbusch de Bastos. Além de avaliarem os quesitos referentes ao tema, os examinadores consideram a usabilidade, a navegabilidade e a interatividade do projeto, a tecnologia utilizada, o custo dele e a complexidade para o desenvolvimento da solução. A postura dos alunos durante a apresentação, a  clareza na explanação e os recursos audiovisuais utilizados também são levados em consideração pela Banca.

O primeiro colocado no Prêmio TCC de Engenharia Elétrica foi Douglas Wilian Toledo. Ele apresentou um projeto sobre um ponto de ônibus inteligente para deficientes visuais que utiliza uma plataforma arduino/radiuno. A segunda colação ficou com o aluno Ricardo Bernardo Affonto que apresentou a implementação de veículos aéreos não tripulados e serviços agregados. E, o terceiro lugar, foi conquistado pelo aluno Victor Angel Bocchi Castelaro, com um projeto sobre um sistema de segurança embarcado para supervisão de criança em veículo.

A cerimônia de premiação do foi realizada no dia 23 de abril de 2014, no Campus I.

Veja as fotos 2014

Outras Galerias