Apresentação

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam ao estudante seu engajamento na pesquisa científica.

A Iniciação Científica é o primeiro passo da formação de um pesquisador para se tornar um profissional de qualquer área.

Além do aprendizado específico da área da Iniciação Científica, contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, como, por exemplo, o trabalho em equipe, criatividade, pró-atividade, elaboração de hipóteses e busca de solução de problemas.

A participação dos estudantes em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, no âmbito dos Grupos de Pesquisa da Universidade, desperta vocação científica e incentiva talentos potenciais.

Propicia a este aluno de Iniciação Científica a vivência e interação com toda a cadeia da pesquisa no ambiente universitário, com outros alunos, com mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores da PUC-Campinas.

A realização do Encontro de Iniciação Científica e do Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, qualifica, incentiva, socializa e fortalece a Iniciação à Pesquisa na Universidade em todas as áreas do conhecimento.

Os alunos também participam de palestras e minicursos, socializam os Planos de Trabalhos realizados e são avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do CNPq.

A difusão científica dos trabalhos apresentados nos Encontros ocorre através da publicação eletrônica dos anais, com indexação no Centro Brasileiro do ISSN – Encontro de Iniciação Científica (ISSN 1982-0178) e Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ISSN 2237-0420).

Clique no banner abaixo para ver os trabalhos premiados.

Período: 29 e 30 de setembro de 2020

Evento On-line

Público alvo: Alunos, Docentes e Funcionários

Programação 2020 (Links atualizados)

HORÁRIO ATIVIDADE
8h30 às 10h ABERTURA

PALESTRA:

Título: Como se comunicar melhor sobre ciência com seus colegas e com o resto do mundo

Palestrante: Dr. Gabriel Andrade Alves (Jornalista Científico)

YouTube da PUC-Campinas

10h às 11h30 MOSTRA DE PÔSTERES

PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq – período de setembro de 2020 a agosto de 2021 – e PIBIC-EM/CNPq

11h30 às 13h MOSTRA DE PÔSTERES

FAPIC/Reitoria e IC-HIDS – período de setembro de 2020 a agosto de 2021

14h às 16h45 SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL

PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq – período de agosto de 2019 a julho de 2020

Plataforma CANVAS

18h às 19h30 WEBINAR: Política de Propriedade Intelectual da PUC-Campinas – como transformar sua pesquisa em uma patente ou inovação?

Prof. Dr. Nicolas Spogis (NIT/PUC-Campinas)

HORÁRIO ATIVIDADE
9h às 10h15 MINICURSO: Como elaborar um projeto de pesquisa

Prof. Dr. Mário Edvin Greters