Apresentação

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam ao estudante seu engajamento na pesquisa científica.

A Iniciação Científica é o primeiro passo da formação de um pesquisador ou para se tornar um profissional de qualquer área.

Além do aprendizado específico da área da Iniciação Científica, contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, como, por exemplo, o trabalho em equipe, criatividade, pró-atividade, elaboração de hipóteses e busca de solução de problemas.

A participação dos estudantes em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, no âmbito dos Grupos de Pesquisa da Universidade, desperta vocação científica e incentiva talentos potenciais.

Propicia a este aluno de Iniciação Científica a vivência e interação com toda a cadeia da pesquisa no ambiente universitário, com outros alunos, com mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores da PUC-Campinas.

A realização do Encontro de Iniciação Científica e do Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com mais de 230 Planos de Trabalhos, qualifica, incentiva, socializa e fortalece a Iniciação à Pesquisa na Universidade em todas as áreas do conhecimento.

Os alunos também participam de palestras e minicursos, socializam os Planos de Trabalhos realizados e são avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do CNPq.

A difusão científica dos trabalhos apresentados nos Encontros ocorre através da publicação eletrônica dos anais, com indexação no Centro Brasileiro do ISSN – Encontro de Iniciação Científica (ISSN 1982-0178) e Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ISSN 2237-0420).

Reitor

Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior

Vice-Reitor

Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David