Povos Indígenas são tema da Semana Nacional de Museus na PUC-Campinas

O Museu Universitário e a Faculdade de História promoveram a 15ª Semana Nacional de Museus, de 15 a 19 de maio de 2017. No primeiro dia, foi inaugurada a exposição Saber de experiências feito: o conhecimento indígena, na Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas.

A programação da semana contou com palestras e debates que envolviam o acervo da nossa instituição e apontaram discussões centrais para a preservação da memória indígena no Brasil. Estiveram presentes alunas e alunos de toda a universidade para participar de palestras com os professores Arthur José Renda Vitorino, Ana Rosa Coclet da Silva e Janaína Camilo. O evento ainda contou com a apresentação de pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, como Leilane Patrícia de Lima, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Dentre as atividades, o público também pode ter acesso a exibição de documentários e vídeos organizada pelos pesquisadores Matheus Reis, colaborador do Museu Universitário e Thaís Silva. A exibição ainda contou com a presença da indígena Hortência Lopes “Nikita” (Guarani-Nhandeva) nos debates.

Foram exibidos vídeos das etnias Kisêdjê, Ashaninka, Hunikui, Karajá, Tukano, Zapatistas, além do depoimento dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Vincent Carelli e da fotógrafa Claudia Andujar

Imagem 1

Exposição Saber de experiências feito: o conhecimento indígena, na Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas (Matheus Reis)

Imagem2

Thaís Silva, Matheus Reis e Hortência Lopes “Nikita”, responsáveis pela exibição de documentários e debates (Lindener Pareto Jr.)

Imagem3

Janaína Camilo, Ana Rosa Coclet da Silva e Arthur Vitorino debatem questões centrais sobre a história dos povos indígenas no Brasil (Matheus Reis)

Imagem4

Mariela Soares de Souza Dias, Leilane Patrícia de Lima e Cauê Fernandes Nunes (professor do curso de Ciências Sociais da PUC-Campinas) em debate sobre a memória indígena no Brasil (Matheus Reis)

Após a data desta publicação, as informações podem não corresponder à realidade atual da instituição.

Silvia Perez de Freitas
3 de junho de 2017