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ao Aluno

– Desenvolver competências para o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.
– Desenvolver competências específicas do núcleo de conhecimento de cada profissão nos diferentes níveis de atenção da saúde
– Desenvolver competências para aplicar o raciocínio clínico multiprofissional na assistência à saúde da criança.

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Saúde da Criança

Objetivos

 

- Desenvolver competências para o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.
 

- Desenvolver competências específicas do núcleo de conhecimento de cada profissão nos diferentes níveis de atenção da saúde
 

- Desenvolver competências para aplicar o raciocínio clínico multiprofissional na assistência à saúde da criança.
 

- Desenvolver competências para a assistência ao recém nascido, lactente, pré-escolar, escolar e sua família de maneira humanizada com base nas políticas públicas nacionais (Humaniza - SUS, Rede Cegonha, Hospital Amigo da Criança, Assistência Integral as Doenças Prevalentes na Infância- AIDPI) e na legislação vigente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos diversos níveis de atenção.

Público Alvo

 

O público alvo será formado por graduados em Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Terapeuta Ocupacional, Odontologia e Serviço Social.
 

O residente deve agregar conhecimentos, habilidades e atitudes próprias a serem utilizadas na promoção, proteção e recuperação da saúde, exercidas por profissionais de áreas diferentes. Sua prática será realizada em equipe multiprofissional na promoção da saúde da criança e na organização dos serviços de saúde.
 

A educação em serviço visa o desenvolvimento de habilidades específicas para a assistência hospitalar, ambulatorial e nas redes básicas de saúde sob a responsabilidade da equipe multiprofissional. Visa desenvolver as habilidades clínico-assistenciais, considerando o indivíduo em seu contexto biopsicossocial. Desenvolve a sistematização das ações coletivas em saúde da criança no âmbito comunitário, enfatizando a participação da equipe multiprofissional no planejamento, execução e avaliação das intervenções propostas.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo será composto por duas fases:

 

I. 1ª fase, constituída por Prova Escrita de Conhecimento, na forma da Seção II;

 

II. 2ª fase, que abrange, na forma da Seção III:

 

a) Avaliação curricular;

b) Entrevista.

Documentos Necessários

 

- Histórico Escolar emitido pela instituição de ensino superior em que concluiu ou cursa, em fase de conclusão, o curso de graduação – devidamente datado, assinado e com a identificação e cargo do subscritor;

 

- Currículo, atualizado há, no máximo, três meses, na Plataforma Lattes - CNPQ;

 

- Cópia dos documentos comprobatórios das informações contidas no Currículo;

 

- Foto 3x4 colorida e recente;

 

- Cópia legível e autenticada do Documento de Identidade (RG);

 

- Cópia legível e autenticada do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 

- Cópia legível e autenticada da Carteira emitida pelo conselho profissional, exceto para candidatos em fase de conclusão da Graduação;

 

- Cópia legível e autenticada do Certificado de Conclusão de Curso emitido por órgão competente da IES ou do Diploma de Curso de Graduação, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação;

 

- Cópia do Comprovante de Residência (emitido há, no máximo, 4 meses);

 

- Cópia de comprovante de quitação com o serviço militar e com as obrigações eleitorais.

AMANDA MUGLIA WECHSLER - DOUTORA

ANA PAULA JUSTO - DOUTORA

ANA RAQUEL MEDEIROS BECK - DOUTORA

CONCEICAO APARECIDA A S REIS - MESTRE

GABRIELA MARCHIORI CARMO AZZOLIN - DOUTORA

INAHIA PINHEL - DOUTORA

JOSE CARLOS DE OLIVEIRA - Doutor

MARIA APARECIDA MEDEIROS BARROS DO PRADO - DOUTORA

MARIA TERESA PEREIRA CAVALHEIRO - MESTRE

MONICA COSTA RICARTE - MESTRE

PATRICIA BASTON FRENHANI - DOUTORA

REGINA CELIA TUROLLA DE SOUZA - DOUTOR(A)

VERA REGINA BELLINAZZI - MESTRE

VIVIANA APARECIDA DE LIMA - Doutora

SemestreDisciplinaCarga Horária
01ATENÇÃO INTEGRAL SAÚDE DA CRIANÇA E RECÉM NASCIDO 102
01ATIVIDADE PRÁTICA EM CAMPO I: SAÚDE DA CRIANÇA 1153
01ATUALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE 34
01METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I 51
01PADRÃO DE QUALIDADE BIOSSEGURANÇA NO SERVIÇO DE SAÚDE 34
01TUTORIA I: SAÚDE DA CRIANÇA 68
02ATIVIDADE PRÁTICA EM CAMPO II: SAÚDE DA CRIANÇA 1153
02GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE 68
02METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II 51
02PROCESSO DE CUIDAR NA UNIDADE PEDIÁTRICA 102
02TUTORIA II: SAÚDE DA CRIANÇA 68
03ATIVIDADE PRÁTICA EM CAMPO III: SAÚDE DA CRIANÇA 1153
03ORIENTAÇÃO DO TCC I 51
03PROCESSO CUIDAR UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA 102
03RELAÇÕES INTERPESSOAIS E HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE 68
03TUTORIA III: SAÚDE DA CRIANÇA 68
04ASSISTÊNCIA CRIANÇA SITUAÇÃO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 102
04ATIVIDADE PRÁTICA EM CAMPO IV: SAÚDE DA CRIANÇA 1153
04CUIDADOS PALIATIVOS E MORTE 34
04EPIDEMIOLOGIA NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE 34
04MONOGRAFIA - CONCLUSÃO DE CURSO (E) 0
04ORIENTAÇÃO DO TCC II 51
04TUTORIA IV: SAÚDE DA CRIANÇA 68
  • Coordenador
    GABRIELA MARCHIORI CARMO AZZOLIN
  • Modalidade Presencial
  • Carga Horária 5.768 horas
  • Duração 02 anos
  • Dias de Aula
    60 horas (12 horas Teóricas e 48 horas de Atividades Práticas com orientação de referência por preceptores)
  • Local Campus II

Investimento

Manifestação de Interesse

IMPRESSÃO DE BOLETO
*o banco tem até 48 horas para efetivar o registro do boleto
  • SECRETARIA DO CENTRO