Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Os geriatras são médicos que fizeram um treinamento adicional para dar os melhores tratamentos aos pacientes idosos. Esses profissionais são especialistas no atendimento de pessoas com mais de 60 anos ou que apresentam problemas médicos complexos a serem tratados. Eles se concentram em mantê-las saudáveis e as ajudam a ter qualidade de vida.

Os médicos especializados nessa área podem trabalhar também com os familiares e cuidadores de pessoas idosas. Essa é uma excelente área para quem deseja se aperfeiçoar, tendo em vista que a população idosa está em pleno crescimento no mundo inteiro. No Brasil, dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC- do IBGE, revelam que a população brasileira também está envelhecendo. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Portanto, a pós-graduação em geriatria é uma oportunidade única de aprimoramento profissional numa área com muita demanda.

Gostaria de saber mais sobre as vantagens e o funcionamento da pós-graduação em geriatria e outros assuntos relacionados? Siga em frente!

Saiba o que é a geriatria

A geriatria é uma especialidade médica que se integra na área da gerontologia para a promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos para as pessoas idosas.

Trata-se de uma pós-graduação que está disponível para estudantes que fizeram o curso de Medicina e estão dispostos a aprofundar seus conhecimentos nessa área específica.

A geriatria reúne um grupo distinto de profissionais especialistas em tratar de diferentes condições que interagem entre si. Esse médico compreende como vários medicamentos aplicados concomitantemente vão afetar os seus pacientes e detectam precocemente os sinais de problemas potenciais, por exemplo:

  • hipertensão;
  • vulnerabilidade a quedas;
  • diabetes;
  • doenças cardíacas;
  • artrite;
  • demência;
  • acidente vascular cerebral;
  • osteoporose;
  • problemas na coluna e nas articulações;
  • depressão.

Desse modo, geriatras são aqueles médicos que se aperfeiçoaram para o enfrentamento de um conjunto distinto de desafios que envolvem pacientes com mais de 60 anos.

Descubra como funciona a especialização em geriatria

Trata-se de uma formação especializada que pode ser feita após a graduação em Medicina.  Os médicos aprendem a parte teórica e fazem treinamentos específicos em geriatria durante o período mínimo de dois anos, enquanto podem atuar na área médica atendendo os seus pacientes.

A pós-graduação exige estudo e a realização de uma série de avaliações para testar os conhecimentos obtidos. Alguns alunos optam por ir além do treinamento básico e podem, inclusive, tornar-se professores para atuar no âmbito acadêmico. Existem também oportunidades de linhas de pesquisas disponíveis para profissionais que desejam ser cientistas ou pesquisadores.

Confira o perfil do médico que quer fazer esta especialização

O geriatra é um médico que estará preparado para enfrentar situações difíceis com os seus pacientes e que, na Pós-graduação, vai adquirir conhecimentos aprofundados de assistência, ética médica e medicina paliativa, que são fundamentais para atender bem as pessoas. Esses profissionais de Medicina são capacitados para fazer avaliações abrangentes em idosos e avaliar os resultados de tratamentos complementares como a fisioterapia, por exemplo.

O seu trabalho é realizado em prontos-socorros, hospitais, enfermarias e ambulatório com pacientes que requerem cuidados intensivos.

Os geriatras podem fazer trabalho de plantão, realizar rondas nas enfermarias, executar serviços ambulatoriais e trabalhar em ambientes comunitários. Os estudantes precisam reservar tempo para trabalho administrativo, gostar dessa área do ensino, bem como estar dispostos a interpretar exames e a efetuar pesquisas. Como médicos, são capacitados para atender em clínicas de reabilitação, lares de idosos e instituições psiquiátricas.

Entenda como é o mercado de trabalho para A geriatria

O mercado de trabalho oferece excelentes ganhos para quem atua na área de geriatria. Os salários desses médicos são diferenciados, ou seja, eles recebem mais que os clínicos gerais por serem especialistas.

Os salários dos geriatras podem aumentar no decorrer do tempo, com o recebimento de prêmios de excelência e pelo reconhecimento do seu público. Esses médicos têm a oportunidade de oferecer consultorias em medicina geriátrica e aumentar os seus ganhos potenciais trabalhando no setor privado. Mas eles também podem se dedicar e atender pelo Sistema Único de Saúde.

Compreenda as vantagens de se especializar em geriatria

Essa especialização tem como foco principal a construção de conhecimentos sólidos sobre a geriatria. A pós-graduação permite que os estudantes conversem e troquem experiências com médicos experientes nessa especialidade. Os alunos que escolhem essa opção podem estudar gestão, se tornar peritos ou escrever artigos para revistas, publicar e apresentar seus trabalhos em conferências.

Colaboração com equipes multiprofissionais

Além de promover cuidados aos pacientes idosos, os geriatras os ajudam a ter independência e bem-estar. Esses médicos são reconhecidos no mercado de trabalho por colaborar com equipes multiprofissionais, incluindo clínicos gerais, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos iniciantes, radiologistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psiquiatras, dermatologistas, cirurgiões, oncologistas, neurologistas, residentes de Medicina e outros.

Retorno financeiro adequado

Os geriatras são responsáveis por coordenar as transições de cuidados de saúde para idosos com múltiplas condições crônicas. A sua atuação oferece excelente retorno financeiro e satisfação para quem aprecia a Medicina, deseja fazer investigações e obter prática clínica. Por outro lado, ao priorizar e individualizar as recomendações aos seus pacientes, compreendem a relevância do seu trabalho.

Reconhecimento no mercado de trabalho

Um geriatra precisa ponderar os potenciais riscos, benefícios e consequências das opções de tratamento para cada paciente em particular. Em função do seu desempenho como profissional exemplar, recebe o reconhecimento desejado no mercado de trabalho. Isso inclui o respeito dos pacientes, o afeto dos familiares e a alegria de auxiliar pessoas que estão com diversas dificuldades.

 

Entendeu como funciona e as vantagens de se tornar um geriatra? Saiba que a PUC-Campinas conta com uma pós-graduação em geriatria e gerontologia. Esse curso é ofertado para médicos que buscam novas oportunidades de trabalho e querem cuidar da população que está envelhecendo. Ele faz parte de uma área que está em alta, com um propósito nobre e necessário.

Quer saber mais sobre as áreas de gerontologia e geriatria? Assista a este vídeo e fique por dentro dessas duas tendências!



Marketing
22 de abril de 2024