Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Muitas pessoas sofrem com distúrbios da fala e não conseguem usar a voz para realizar, de forma clara ou fluente, a comunicação verbal. A dificuldade de linguagem pode ter muitas razões, mas só um profissional capacitado saberá diagnosticar e propor o tratamento adequado. E, para aprofundar os conhecimentos nessa área, que tal cursar uma Pós-Graduação em Fonoaudiologia? Acompanhe a leitura e entenda a atuação desse profissional!

Compreenda a atuação do fonoaudiólogo

Os fonoaudiólogos atuam para diagnosticar, corrigir e tratar os mais variados distúrbios de linguagem, fala, comunicação cognitiva, neuroaprendizagem e interação social em crianças e adultos. Esses problemas podem incluir a gagueira, confusão na hora de fazer perguntas ou comentar assuntos e ainda dificuldades de quem não consegue dialogar de forma clara e objetiva. Ao fazer o curso de Pós-Graduação, o profissional estará apto para:

  • avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios de fala e de linguagem;
  • fornecer sistemas de comunicação para quem convive com distúrbios graves de expressão ou compreensão, como os problemas neurológicos progressivos;
  • colaborar com profissionais de outras disciplinas;
  • oferecer reabilitação auditiva para pessoas com deficiência auditiva;
  • trabalhar com pacientes que desejam aprender como se comunicar de maneira mais eficaz, modificar o sotaque ou outras melhorias da comunicação;
  • administrar clínicas ou consultórios particulares;
  • disponibilizar treinamentos para familiares, cuidadores e outros profissionais;
  • prestar serviços de aconselhamento e consultoria;
  • preparar futuros profissionais em universidades;
  • supervisionar e dirigir programas clínicos;
  • envolver-se em pesquisas para aprimorar o conhecimento sobre os processos de comunicação humana.

A Pós-Graduação em Fonoaudiologia é bastante abrangente e o profissional pode atuar de maneiras diferentes para os mais diversos casos.

Entenda a importância de uma pós-graduação em fonoaudiologia

É fundamental fazer uma pós-graduação em fonoaudiologia, especialmente se você deseja trabalhar em diversos ambientes de pesquisa, educação e cuidados de saúde. Estudar é essencial para exercer as diversas funções de um fonoaudiólogo e para assumir níveis mais elevados de responsabilidades diante da sociedade. Há muitas oportunidades nesta área do conhecimento.

Os profissionais que escolhem essa especialização podem ter oportunidades para trabalhar por meio período ou em tempo integral. Em muitas situações, os fonoaudiólogos realizam suas atividades como parte de uma equipe colaborativa e multidisciplinar, que pode incluir outros médicos, professores, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, consultores de reabilitação e terapeutas ocupacionais.

A profissão se tornou uma tendência e continua a crescer por diversas razões, por exemplo, os avanços médicos que melhoram a taxa de sobrevivência de pacientes que sofrem traumas ou acidente vascular cerebral, nascimento de bebês prematuros, pacientes do espectro autista e aumento do envelhecimento da população.

Confira algumas vantagens da pós-graduação em fonoaudiologia

Os fonoaudiólogos se concentram especialmente em ajudar os seus pacientes a superarem os obstáculos de comunicação. Eles são aptos para lidar com complicações que afetam a linguagem, a fala e a capacidade de engolir. Os especialistas conseguem tratar a fenda palatina, atrasos no desenvolvimento que afetaram habilidades de fala ou outras formas de impedimento. Observe abaixo alguns benefícios dessa especialização!

1. Melhora o currículo

A procura por fonoaudiólogos tende a aumentar nos próximos anos e, inclusive, em um ritmo muito mais rápido do que outras profissões. Ao fazer uma pós-graduação, o estudante consegue melhorar o seu currículo e estará apto para atender novos pacientes.

2. Pode auxiliar no aumento de salário

Os fonoaudiólogos desfrutam de uma renda média anual mais elevada do que outros profissionais da saúde. Eles têm potencial para ganhar cada vez mais ao longo dos anos, dependendo do seu local de trabalho. Aqueles que trabalham em hospitais ou clínicas médicas fazendo atendimentos particulares podem ter prosperidade e uma carreira gratificante.

3. Melhora a atuação Profissional

Um fonoaudiólogo pós-graduado amplia seus conhecimentos e passa a ser muito procurado por pacientes de todas as regiões. Pode, inclusive, virar referência para outros profissionais e colegas da área e trocar experiências com mais assertividade.

4. Alta demanda de mercado

O crescimento da demanda de mercado permite que o fonoaudiólogo faça a gestão do tipo de paciente que deseja tratar: crianças, adolescentes, adultos ou pessoas idosas. Esse profissional pode atender uma variedade de pacientes e gerenciar a própria história.

5. Autoconfiança aprimorada

Trabalhar como fonoaudiólogo possibilita ao estudante especializado desfrutar de uma experiência diferente e ver a continuidade do seu trabalho. Ao atender o paciente durante muitas horas e ao longo de várias sessões, ele ganha autoconfiança por ter a oportunidade de ver a evolução de seus pacientes e os efeitos positivos dos seus esforços.

Saiba como escolher a pós-graduação

Para escolher o seu curso de pós-graduação, você precisa avaliar muito bem a Instituição para ajudá-lo nessa jornada. Escolha uma Universidade com tradição de ensino e que está entre as melhores do mundo!

O curso de Pós-Graduação em Audiologia Clínica e Ocupacional da PUC-Campinas é uma das melhores oportunidades se você deseja se preparar para atuar na prevenção, orientação e diagnóstico dos distúrbios da audição. Com essa especialização, você vai alavancar a sua carreira.

Quer saber um pouco mais sobre o Curso de Audiologia Clínica e Ocupacional? Clique aqui e entre em contato conosco!



Marketing
1 de abril de 2024