Vacinas e a importância da imunização

Outubro é o mês dedicado à vacinação no Brasil, país que é referência mundial em imunizações. No entanto, os números de pessoas vacinadas vem caindo de maneira preocupante nos últimos anos. A pandemia do coronavírus, os movimentos antivacinas e as fake news são alguns dos fatores que colocam em risco o retorno de epidemias antes controladas. Traçamos um panorama histórico de questões relacionadas às epidemias e imunização, os critérios e estudos que envolvem o desenvolvimento de uma vacina e porque temos que confiar nas vacinas que estão próximas de se tornarem realidade contra a covid-19.

Convidados: Thiago Miranda da Silva – Professor de Imunologia e Microbiologia da PUC-Campinas e André – Médico Infectologista do Hospital PUC-Campinas

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Raphaela Ribeiro – jornalista e João Solimeo – editor do Departamento de Comunicação PUC-Campinas

Dicas do Olhar:

“Revolta da Vacina” – livro de Nicolau Sevcenko