Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL


Decidir questões básicas em matemática já não é mais uma tarefa tão fácil aos estudantes brasileiros. Pesquisas apontam que apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médico com conhecimentos adequados na disciplina. Cerca de 68% dos jovens com 15 anos não conseguem resolver questões básica de matemática. Mesmo com a perspectiva de piora nestes dados após a pandemia, há propostas para diminuir os investimentos em educação. Com 4,5 mil dólares investidos por ano para cada aluno, o Brasil não gasta metade do valor que os países ricos. Desafios e perspectivas que debatemos neste episódio do podcast. Nossos especialistas trazem o diagnóstico deste cenário e propõem ações para tentar minimizar o problema.

Convidados: Alexandre Monteiro da Silva – diretor da Faculdade de Matemática da PUC-Campinas e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid – coordenadora da Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas

Equipe: Vinícius Purgato – jornalista; Adriana Almeida – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“Ensaio crítico sobre as possíveis estratégias adotadas para fazer frente ao fechamento das escolas causada pela covid-19 – o caso da Rede Municipal de Educação de Campinas” – artigo disponível em http://repositorio.pucp.edu.pe/index/bitstream/handle/123456789/174146/07.Renda.pdf?sequence=6&isAllowed=y

“Em busca de sentido” – livro de Viktor E. Frankl

“A Universidade Inovadora – Mudando o DNA do ensino superior de fora pra dentro” – livro de Clayton M. Christensen e Henry J.Eyring



Hofman
3 de maio de 2021