Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O PAPEL DOS PAIS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS FILHOS


Em pesquisa realizada recentemente pelo LinkedIn, mais de um quarto dos entrevistados admitiram que a opinião de familiares foi decisiva na escolha profissional. Na maioria dos casos, é natural que os filhos fiquem mais próximos das atividades dos pais. Mas é importante refletir o quanto este fator é determinante e elencar o que permeia a decisão de jovens em qual carreira seguir. Por um lado, os pais e suas expectativas; do outro, adolescentes que já passam por outras mudanças além da escolha profissional. Dois especialistas da PUC-Campinas analisam de que forma os familiares podem ajudar neste processo e deixam aspectos importantes para que esta decisão se encaixe aos perfil do estudante e as constantes transformações do mercado de trabalho.

Convidados: Letícia Lovato Dellazzana-Zanon – Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas e Valdenir da Silva Pontes – Professor da Faculdade de Administração da PUC-Campinas

Equipe: Vinícius Purgato – jornalista; Marcelo Andriotti – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes” – livro de W. Damon

Dellazzana-Zanon, L. L., Araujo, M. F.,Vieira, G. P., & Freitas, L. B. L. (2020). O papel do projeto de vida no desenvolvimento de adolescentes. In E. S. Ferrão, S. R. F. Enumo, & M. B. M. Linhares (Eds.), Infância e segurança: Interdisciplinaridade na proteção do desenvolvimento sadio infantojuvenil (pp. 151-172). Curitiba: Editora CRV.

Leite, J. P. C., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2021). Promovendo projetos de vida na adolescência: Cartilha para adolescentes, pais e professores. Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico de Luisa Porto, & Ângela Lovato Dellazzana. Clique aqui para acessar

“O Grande Desafio” – filme de 2007

“Eu sou Malala” – livro de Malala Yousafzai e Patrícia Mccormick

“Escolha profissional em questão” livro de Laura Beluzzo de Campos Silva

“O estresse da escolha profissional em estudantes” livro de Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Marilda Novaes

Cartilha “Promovendo Projetos de Vida na Adolescência” – Clique aqui para acessar



Gabriel Hofman
14 de maio de 2021