O crescimento da população idosa e seus desafios

Atualmente, os idosos no Brasil correspondem a 13% da população e a tendência é que este número dobre nas próximas décadas. Com a expectativa de vida em crescimento constante, é notório como a população idosa vem atuando de maneira significativa nos mais variados setores. Mas ainda faltam políticas públicas que olhem com mais atenção aos idosos, principalmente em assuntos sensíveis como saúde, mercado de trabalho e assistência social. A chegada da pandemia também reascendeu a discussão de como o país cuida da população idosa. Neste episódio, o debate sobre o assunto ajuda a traçar características e perspectivas e propõe alternativas para inserir esta população de maneira digna na sociedade.

Convidados: Cristiano Monteiro – Professor da Faculdade de Ciências Econômicas e docente extensionista do Observatório PUC-Campinas e Cíntia Liesenberg – Professora do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas

Equipe: Vinícius Purgato – jornalista, Marcelo Andriotti – jornallista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

Eu, Daniel Blake – filme disponível na Netflix

Um senhor estagiário – filme disponível na Netflix

Minhas tardes com Margueritte – filme francês baseado no livro “La Tête em Friche”

E se Vivêssemos Todos Juntos? – filme disponível no Globoplay

Portal do Envelhecimento – portaldoenvelhecimento.com.br