Desenvolvimento das cidades pós-pandemia

A pandemia do novo coronavírus reascendeu o debate sobre a maneira como estão organizados os grandes centros urbanos. A aceleração da doença em locais com maior densidade populacional motivou propostas e alternativas para evitar aglomerações e evitar grandes deslocamentos; fatores recorrentes nas cidades mais populosas do mundo. Propostas e ações para minimizar as taxas de contágio em grandes cidades já começaram a surgir, também pensando na possibilidade de sermos acometidos por uma nova pandemia num futuro não muito distante. Ter uma cidade sustentável, com transporte seguro e de qualidade e diminuir o risco de ação de um vírus passa por planejamento e ações individuais que beneficiam o coletivo.

Convidados: Thiago Amin – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e Diego Conti – Professor do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Raphaela Ribeiro – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

Coronavírus e as cidades do Brasil: reflexões durante a pandemia – livro de Andrea Borges e Leila Marques

O futuro das cidades – livro organizado por Diego de Melo Conti e Vinnicius Lopes Ramos Vieira – disponível para download gratuito no link: https://bit.ly/39uHbN4

9 de setembro de 2020