Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

CRISE HÍDRICA À VISTA


Há 91 anos não se via tão pouca água nos reservatórios do país, de acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A irregularidade das chuvas ameaça o abastecimento de água, impacta a agricultura e encarece a conta de energia. A situação, que deixa o Brasil à beira de uma crise histórica, requer ações contundentes, desde a melhoria na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público até práticas mais simples, como a consciência de consumo da população.

Neste episódio, o Olhar Contemporâneo debate as principais causas da crise hídrica, como as mudanças climáticas e a má gestão dos recursos naturais, e suas consequências, que envolvem o aumento do preço dos alimentos e a dificuldade de acesso à agua, reconhecida como um direito humano.

Convidados:

Dimas Alcides Gonçalves – Professor do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas; Membro do Grupo de Trabalho do PCJ – Indicadores e Monitoramento de Recursos Hídricos

Luciane Kern Junqueira – Diretora da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas; Doutora em Recursos Florestais

Equipe: Patrícia Mariuzzo (jornalista); Vinícius Purgato (jornalista); Márcio Claver (operador de áudio – Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

O Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035 – https://plano.agencia.baciaspcj.org.br/

Livro – A guerra da água: por que mataremos e seremos mortos no século 21 (Harold Welzer); Editora Geração

Projeto Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) – https://mapbiomas.org/



Pedro Visnardi
27 de agosto de 2021