Ciência e Tecnologia – divulgação e comunicação

Vivemos em tempos de enorme fluxo de informações e conectividade; práticas que também favorecem a exposição dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Mas esta necessidade de comunicar os feitos e experimentos relacionados à ciência e que afetam diretamente o modo de viver já existe há anos e frequentemente enfrenta barreiras. O rigor técnico, a linguagem particular, a descrença na ciência e a falta de políticas públicas são alguns dos entraves que distanciam o grande público das informações sobre o assunto. Por outro lado, o brasileiro já se mostrou interessado pelas pautas científicas e o avanço do coronavírus reascendeu o debate acerca das práticas e descobertas de pesquisadores e cientistas.

Convidados: Professor Dr. Peter Alexander Bleinroth Schulz – Doutor em Física pela Unicamp e pela Universidad Autonoma de Madrid e Secretário de Comunicação da Universidade Estadual de Campinas e Dr. Gabriel Andrade Alves – jornalista de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo e doutor em Biologia Estrutural e Funcional pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Marcelo Andriotti – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

Coluna do Professor Peter Schulz sobre Ciência, Universidades e Divulgação: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz

“Os avanços da ciência podem acabar com a filosofia?” – livro de Ronaldo Marin e Gustavo Rick Amaral

“Biologia, Ciência Única” – livro de Ernst Mayr

“Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância!” – livro de Natalia Pasternak e Carlos Orsi

18 de setembro de 2020