Planejamento Acadêmico da Universidade para segundo semestre aposta em inovação

A PUC-Campinas iniciou na manhã de quarta-feira, 31 de julho, o seu trabalho de Planejamento Acadêmico-Pedagógico para o segundo semestre com o tema “Os Desafios da Inovação no Ensino Superior”. Para falar sobre inovação no ensino, a Universidade contou com a apresentação da palestrante Profa. Dra. Patrícia Gomes Furlanetto, pesquisadora e Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura da Fundação de Ensino Octávio Bastos.

O evento contou com a participação dos professores de todos os Centros da Universidade, além do Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e dos Pró-Reitores, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon (Graduação), Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira (Pesquisa e Pós-Graduação), Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi (Extensão e Assuntos Comunitários) e Prof. Dr. Ricardo Pannain (Administração).

O Reitor falou na abertura sobre os desafios que a Universidade, seus professores e o ensino estão enfrentando neste momento. “Juntos vamos resistir às ameaças que a Universidade e o Brasil sofrem atualmente, enfrentando o discurso que exalta a ignorância em detrimento da ciência e do conhecimento científico”, disse.

Ele também criticou a pregação do egoísmo em lugar da solidariedade, que coloca o outro sempre como uma ameaça ou risco. E alertou contra a pregação em favor da morte e contra a vida, baseada em conceitos já ultrapassados na sociedade.

“A Universidade não pode abrir mão de buscar a verdade, de trazer luz. Não podemos ficar encerrados, precisamos reagir dentro das universidades”, afirmou. Na apresentação, o Reitor também destacou a importância de a PUC-Campinas e seus professores continuarem trabalhando em pesquisas e pensando novas formas de aproveitar o uso das novas tecnologias como instrumentos pedagógicos.

Os pró-reitores falaram sobre as diversas realizações em suas áreas no primeiro semestre e as perspectivas para a segunda metade do ano. Entre elas estão obras como a do novo Hospital Veterinário, projetos nas áreas de tecnologia, novos cursos (inclusive de Ensino a Distância), bolsas de estudo e alterações curriculares.

A palestrante Patrícia falou sobre os desafios para os professores e para a universidade de como educar em um mundo onde as mudanças ocorrem de forma muito rápida, com oferta massiva de informações e pulverização do conhecimento.

“O grande desafio é organizar uma nova escola, não só na parte física, mas com novas técnicas e propostas de aprendizagem. A escola foi montada para uma sociedade que não existe mais. Por isso, precisa ser reformulada”, disse.

“Nós, professores, precisamos compreender que não somos mais os detentores e os transmissores do conhecimento. Agora somos os mediadores, fazendo conexões e construindo algo novo com os estudantes”, afirmou.

Os trabalhos de planejamento continuam na quinta-feira, com palestra do Prof. Me. Geraldo Gonçalves Júnior e atividades de treinamento.

Marcelo Andriotti
31 de julho de 2019