Mescla

Planejamento Acadêmico da Universidade para segundo semestre aposta em inovação

A PUC-Campinas iniciou na manhã de quarta-feira, 31 de julho, o seu trabalho de Planejamento Acadêmico-Pedagógico para o segundo semestre com o tema “Os Desafios da Inovação no Ensino Superior”. Para falar sobre inovação no ensino, a Universidade contou com a apresentação da palestrante Profa. Dra. Patrícia Gomes Furlanetto, pesquisadora e Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura da Fundação de Ensino Octávio Bastos.

O evento contou com a participação dos professores de todos os Centros da Universidade, além do Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e dos Pró-Reitores, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon (Graduação), Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira (Pesquisa e Pós-Graduação), Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi (Extensão e Assuntos Comunitários) e Prof. Dr. Ricardo Pannain (Administração).

O Reitor falou na abertura sobre os desafios que a Universidade, seus professores e o ensino estão enfrentando neste momento. “Juntos vamos resistir às ameaças que a Universidade e o Brasil sofrem atualmente, enfrentando o discurso que exalta a ignorância em detrimento da ciência e do conhecimento científico”, disse.

Ele também criticou a pregação do egoísmo em lugar da solidariedade, que coloca o outro sempre como uma ameaça ou risco. E alertou contra a pregação em favor da morte e contra a vida, baseada em conceitos já ultrapassados na sociedade.

“A Universidade não pode abrir mão de buscar a verdade, de trazer luz. Não podemos ficar encerrados, precisamos reagir dentro das universidades”, afirmou. Na apresentação, o Reitor também destacou a importância de a PUC-Campinas e seus professores continuarem trabalhando em pesquisas e pensando novas formas de aproveitar o uso das novas tecnologias como instrumentos pedagógicos.

Os pró-reitores falaram sobre as diversas realizações em suas áreas no primeiro semestre e as perspectivas para a segunda metade do ano. Entre elas estão obras como a do novo Hospital Veterinário, projetos nas áreas de tecnologia, novos cursos (inclusive de Ensino a Distância), bolsas de estudo e alterações curriculares.

A palestrante Patrícia falou sobre os desafios para os professores e para a universidade de como educar em um mundo onde as mudanças ocorrem de forma muito rápida, com oferta massiva de informações e pulverização do conhecimento.

“O grande desafio é organizar uma nova escola, não só na parte física, mas com novas técnicas e propostas de aprendizagem. A escola foi montada para uma sociedade que não existe mais. Por isso, precisa ser reformulada”, disse.

“Nós, professores, precisamos compreender que não somos mais os detentores e os transmissores do conhecimento. Agora somos os mediadores, fazendo conexões e construindo algo novo com os estudantes”, afirmou.

Os trabalhos de planejamento continuam na quinta-feira, com palestra do Prof. Me. Geraldo Gonçalves Júnior e atividades de treinamento.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária