PET-Arquitetura faz ação em lar de idosos como “Trote Solidário”

Local recebeu pintura, reformas, workshops e ganhou mobiliário construído por alunos da PUC-Campinas

Estudantes do PET (Programa de Educação Tutorial) de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas realizaram nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o “trote solidário” para receber os calouros de 2023. Eles participaram de uma ação realizada no Lar de Idosos Recanto do Vovô Antônio, no Jardim Santa Genebra, em Campinas.

Logo pela manhã, o grupo com cerca de 90 estudantes chegou ao local e, prontamente, tratou de colocar a mão na massa. O mutirão trabalhou durante todo o dia para revitalizar uma área importante da casa de repouso, onde são realizados eventos como a festa junina, tradicional no local, mas que não pode ser realizada durante os anos de pandemia mais severa.

No espaço, os estudantes realizaram pinturas no portão, na chamada área da casinha e em um segundo espaço coberto. Foi feito também uma revitalização com grafite, além de construção de mobiliários, como mesas, bancos e painel. A equipe também revitalizou 22 mesas com pintura.

Os idosos do local também ganharam dois workshops. Um deles sobre pintura e outro sobre plantio vasos, que foram feitos por eles e agora podem enfeitar ainda mais o espaço. “Para nós é muito revigorante. Gostamos muito de ter esse contato fora da Universidade. Esse é um dos pilares do PET, que é a extensão e o cuidado com a comunidade. Então, estarmos em uma instituição que precisa desse cuidado foi muito importante, uma realização muito grande para nós. Além disso, pudemos trazer esse senso de comunidade aos ingressantes”, explica Marina Gouveia, integrante do PET de Arquitetura.

O “Trote Solidário” como forma de ações em prol da sociedade já faz história e é cada vez mais valorizado pela comunidade acadêmica e pela Universidade. Ele consiste na integração dos diferentes anos de graduação, através de um dia de ação solidária realizada em uma instituição previamente analisada e selecionada pelo grupo PET.

“A ação ocorre anualmente e já completou 25 edições, sendo voltada para conscientização da responsabilidade social e ética que ocorre na semana de acolhida a ingressantes. O “Trote Solidário” organizado pelo PET-Arquitetura e Urbanismo desempenhou papel precursor e relevante na superação de atos de constrangimento, assédio e violência que, cada vez menos, ocorrem em trotes universitários”, reforça a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro.

Carlos Giacomeli
16 de fevereiro de 2023