Palestra sobre Fome e Moradia será realizada pelo Fórum da Campanha da Fraternidade

Professora Dra. Vanessa Bello Figueiredo, da Arquitetura, apresentará estudos sobre o tema

O Fórum da Campanha da Fraternidade da PUC-Campinas promove no dia 15 de maio uma palestra com a Profa. Dra. Vanessa Bello Figueiredo sobre “Fome e Moradia”. O evento será realizado às 19h20 na Sala 900 do Campus I com apoio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do qual a professora é docente. A entrada é aberta a todos os interessados e haverá cadastro de presença e emissão de declaração de participação.

Na palestra, a professora abordará o problema da fome relacionando com o direito à moradia digna e o direito à cidade. Também apresentará dados e características do déficit habitacional no Brasil, na região Sudeste e em Campinas.

Clique para ver a página do Fórum

Outros temas serão as políticas públicas na área e formas de atuação da sociedade organizada, em especial os casos dos fundos coletivos para locação social acessível nas cidades, como o Fundo Haja Campinas e Fundo FICA São Paulo.

O Fórum Campanha da Fraternidade da PUC-Campinas está organizando uma série de eventos durante todo o ano voltados para discutir “Fraternidade e Fome”, tema lançado pela CNBB (Campanha Nacional dos Bispos do Brasil) neste ano. Serão palestras, encontros, aulas e campanhas para arrecadação de alimentos em diversos cursos da Universidade.

Ele é organizado pela Pastoral Universitária com o Núcleo Fé e Cultura, Faculdade de Teologia e Caci (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna) e participação dos cursos. O objetivo é que se torne um fórum permanente, promovendo todos os anos ações relacionadas aos temas da Campanha da Fraternidade.

Marcelo Andriotti
10 de maio de 2023