Palestra aborda o uso da tecnologia na produção jornalística para TV

Por: Sarah Carvalho

Os alunos da PUC-Campinas receberam na noite do dia 24 de maio a visita da jornalista e Diretora Executiva de Jornalismo da EPTV, Luciane Viegas, e do Editor Executivo da emissora, Cássio Ribeiro. Os convidados proferiram a palestra “Novos Projetos de TV no Ambiente Digital”, parte do evento Reverbera, a Semana Integrada do Centro de Linguagem e Comunicação. A apresentação foi mediada pelo Diretor do CLC, Prof. Rogério Bazi .

O foco da palestra foi o uso das novas tecnologias na produção para TV. Os palestrantes discutiram a tecnologia na produção do jornalismo diário e das séries especiais. Equipamentos tecnológicos servem como instrumento de trabalho e trazem vantagens ao jornalismo. “O jornalismo via celular é uma tendência que fica cada vez mais forte, além de ser mais rápido, imediato”, afirma Luciane.

Palestra aborda o uso da tecnologia na produção jornalística para TV 1

O conhecimento das novas tecnologias é essencial para jornalistas que estão entrando no mercado de trabalho, assim como é para quem já exerce a profissão. O uso desses novos equipamentos também deve ser planejado e o profissional deve saber o momento adequado para a utilização. “O mundo lá fora vai exigir que você conheça as tecnologias que estão disponíveis. E é importante que você saiba como e quando usá-las, saber dosar para não tornar exagero”, explica Luciane.

Os palestrantes apresentaram aos participantes VT’s da série especial da EPTV sobre aviação, “Plano de Voo”, para ilustrar o uso das novas tecnologias na produção. Os convidados comentaram os bastidores da série especial e como a tecnologia ajudou nas filmagens. “Em nenhuma produção de séries especiais da minha história eu trabalhei com uma variedade tão grande de equipamentos como nessa série, gravando por inúmeras câmeras e cada uma delas por uma situação bem definida. Por isso eu digo, é essencial conhecer os equipamentos e a tecnologia que você tem em mãos”, conta Cássio.

Palestra aborda o uso da tecnologia na produção jornalística para TV 2

Após a palestra, os convidados responderam perguntas dos alunos sobre o jornalismo, a rotina de produção, os desafios e o futuro da profissão. “A tecnologia te permite buscar conhecimento e nós sempre vamos ter o desafio de contar histórias”, conclui Luciane.

Clique aqui e veja a notícia no Facebook.

PUC-Campinas
1 de setembro de 2017