Mescla

Palestra aborda formas de divulgação científica e de medição de impacto no espaço on-line

Altmetria em Pesquisa ajuda pesquisadores a avaliarem alcance de seus estudos na web

Na quarta-feira (29/01), dentro da semana de Planejamento Acadêmico-Pedagógico da PUC-Campinas, o Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo, da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) falou sobre Altmetria na Pesquisa. A palestra foi na Sala 900 do Campus I e abordou as formas de divulgação científica por meio de redes sociais, sites e novas tecnologias.

Araújo mostrou técnicas e métodos de avaliação de impactos das publicações científicas no espaço on-line. “Tradicionalmente, nós fazíamos as avaliações do impacto das pesquisas científicas de acordo com o número de publicações e citações em periódicos impressos especializados. Com as novas tecnologias e redes sociais, a forma de divulgação da ciência mudou e a forma de medir seus impactos também”, disse o professor.

Esse é o objetivo da Altmetria da Pesquisa, desenvolver métricas e indicadores que dimensionem os impactos de um determinado estudo na web. Atualmente, o pesquisador deve avaliar quanto as suas pesquisas estão gerando de engajamento nas redes sociais, quantas citações aparecem em sites, blogs, postagens diversas e comentários.

O método tem mostrado como a internet pode ajudar a ciência a ser mais aberta e extrapolar os limites da comunidade acadêmica. Também pode auxiliar mostrando a importância de diversos estudos para a comunidade e fortalecer o apoio a investimentos na área.

Além de mostrar os motivos que devem levar os pesquisadores a investirem em novas maneiras de divulgação, Araújo mostrou em sua apresentação como as instituições de ensino e pesquisa também podem se aproveitar de ferramentas tecnológicas para ampliar e medir os impactos de suas pesquisas.

fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária

Lista de Espera de Medicina e demais cursos