Palestra aborda formas de divulgação científica e de medição de impacto no espaço on-line

Altmetria em Pesquisa ajuda pesquisadores a avaliarem alcance de seus estudos na web

Na quarta-feira (29/01), dentro da semana de Planejamento Acadêmico-Pedagógico da PUC-Campinas, o Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo, da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) falou sobre Altmetria na Pesquisa. A palestra foi na Sala 900 do Campus I e abordou as formas de divulgação científica por meio de redes sociais, sites e novas tecnologias.

Araújo mostrou técnicas e métodos de avaliação de impactos das publicações científicas no espaço on-line. “Tradicionalmente, nós fazíamos as avaliações do impacto das pesquisas científicas de acordo com o número de publicações e citações em periódicos impressos especializados. Com as novas tecnologias e redes sociais, a forma de divulgação da ciência mudou e a forma de medir seus impactos também”, disse o professor.

Esse é o objetivo da Altmetria da Pesquisa, desenvolver métricas e indicadores que dimensionem os impactos de um determinado estudo na web. Atualmente, o pesquisador deve avaliar quanto as suas pesquisas estão gerando de engajamento nas redes sociais, quantas citações aparecem em sites, blogs, postagens diversas e comentários.

O método tem mostrado como a internet pode ajudar a ciência a ser mais aberta e extrapolar os limites da comunidade acadêmica. Também pode auxiliar mostrando a importância de diversos estudos para a comunidade e fortalecer o apoio a investimentos na área.

Além de mostrar os motivos que devem levar os pesquisadores a investirem em novas maneiras de divulgação, Araújo mostrou em sua apresentação como as instituições de ensino e pesquisa também podem se aproveitar de ferramentas tecnológicas para ampliar e medir os impactos de suas pesquisas.

Marcelo Andriotti
28 de janeiro de 2020