Olimpíada de Matemática reúne escolas de toda região na PUC-Campinas

Segunda fase de provas recebeu cerca de 150 alunos do ensino Médio na Universidade

O Jogo Concurso Online de Matemática, também conhecido como Olimpíada de Matemática, teve a sua segunda fase realizada nesta sexta-feira, 25 de novembro, no laboratório de informática de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC), no Campus I da PUC-Campinas. As provas aconteceram durante toda a tarde e os vencedores serão conhecidos na próxima terça-feira, dia 29 de novembro.

A Olimpíada, realizada pelo CEATEC da PUC-Campinas, tem caráter educativo e reúne estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Escolas de toda a região estiveram presentes na Universidade para a realização do jogo. Ao todo, 50 equipes – cerca de 150 estudantes – avançaram para a segunda fase. A primeira, realizada online no último dia 18 de novembro, contou com a participação de 100 times – aproximadamente 300 estudantes.

Nesta fase, os estudantes foram divididos conforme o desempenho na etapa inicial. O Nível A realizou testes de níveis médio e difícil, enquanto o Nível B fez provas dos níveis médio e fácil. Em ambos os casos, os três primeiros times receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

Isabela Moreno, estudante do Ensino Médio, já passou por várias Olimpíadas da disciplina, mas estava empolgada para realizar a segunda fase no Campus I, após ser aprovada na primeira etapa. “É uma surpresa, eu achei a prova bem desafiadora. Foi mais do que só um aprendizado, foi muito divertido passar tudo isso com as minhas amigas”, comentou. A estudante também elogiou a oportunidade de viver a experiência na PUC-Campinas. “Quando você percebe que tem uma certa facilidade com uma área, influencia muito você a escolher um ramo. E você vem aqui no Campus, vê que aqui é muito bonito, dá um ânimo a mais para escolher a Universidade”, completa.

Ao chegarem na Universidade, os estudantes também receberam brindes.

Quem participou no dia do Jogo auxiliando na aplicação da prova também aprovou a experiência. “Achei muito legal, porque eles têm um contato com a faculdade. Eles adoram e ficam extremamente animados”, comenta Bianca Leme de Camargo, estudante do curso de Engenharia Química.

Para o Prof. Me. Geraldo Magela Severino Vasconcelos, diretor da Faculdade de Matemática, a intenção é integrar os estudantes e despertar o interesse pela matemática. “Nosso objetivo é fazer uma integração entre a Universidade e o Ensino Médio, para que eles conheçam a Universidade e que desperte o interesse para a cultura da matemática. Hoje, vários jovens têm essa dificuldade e a gente quer sanar um pouco isso e mostrar que a matemática pode, além de ser útil, ser divertida para os alunos”, afirma.

Carlos Giacomeli
25 de novembro de 2022